O curso de Medicina da Universidade de Pernambuco – UPE campus Serra Talhada, um dos mais disputados do estado, agora também está entre os três melhores. A chancela veio do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS), nesta segunda-feira (19).
Nesta terça-feira (20), a Profa. Priscila Maria de Barros Rodrigues e o Prof. Marcos Cezar Feitosa de Paula Machado, Diretora e Vice-diretor, respectivamente, do Campus Serra Talhada da Universidade de Pernambuco, enviaram ao Farol de Notícias uma nota sobre esta importante conquista para a instituição de ensino superior, que está localizada no sertão do estado e contribui diretamente para a formação de profissionais na cidade que posteriormente atuarão na saúde pública.
Os professores destacam também a qualidade da formação médica ofertada, o cenário competitivo, bem como o desempenho dos estudantes na avaliação realizada, em que alunos de todo o país foram avaliados.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Confira a nota na íntegra:
“A Universidade de Pernambuco (UPE) – Campus Serra Talhada obteve destaque no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED) 2025, cujo resultado foi divulgado recentemente. O desempenho alcançado reafirma a qualidade da formação médica ofertada no Sertão pernambucano e consolida o campus como referência na interiorização do ensino superior público e de excelência.
A primeira edição do ENAMED registrou mais de 105 mil inscritos, com 96.635 candidatos confirmados, distribuídos em 225 municípios brasileiros. Ao todo, 351 cursos de Medicina foram avaliados, configurando uma das maiores avaliações já realizadas no país para análise da qualidade da formação médica. O exame permite um diagnóstico amplo do ensino médico nacional, subsidiando políticas de regulação, qualificação acadêmica e acesso à residência médica.
Inserida nesse cenário de alta competitividade, a UPE Serra Talhada apresentou desempenho de destaque. Mais de 91% dos estudantes do curso que realizaram a avaliação obtiveram resultado acima do nível de proficiência, um indicador expressivo que evidencia a consistência da formação ofertada. O resultado ganha ainda mais relevância quando se considera que mais de um terço dos cursos avaliados em todo o país foi classificado como insuficiente ou passível de medidas de supervisão.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
O desempenho alcançado no ENAMED 2025 reflete a consolidação de um projeto pedagógico sólido, sustentado por um corpo docente qualificado, infraestrutura em constante aprimoramento e forte integração com a rede de saúde da região. A proposta formativa da UPE Serra Talhada alia rigor técnico-científico, compromisso ético e sensibilidade social, preparando médicos aptos a atuar de forma resolutiva no Sistema Único de Saúde (SUS).
Formar médicos no Sertão pernambucano significa formar profissionais conectados com as realidades locais, preparados para enfrentar os desafios da saúde pública e contribuir de maneira efetiva para a melhoria da qualidade de vida da população. Nesse contexto, o resultado do ENAMED 2025 evidencia que a interiorização do ensino médico é não apenas viável, mas altamente exitosa.
Para a UPE, o desempenho alcançado representa mais do que um indicador avaliativo: simboliza a consolidação de um projeto institucional comprometido com o desenvolvimento regional, a valorização da educação pública e a formação de profissionais capazes de transformar realidades por meio do conhecimento, da ética e da responsabilidade social”.
