Vaticano atualiza estado de saúde do papa Francisco: “Mantém repouso” - Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

Com informações do Metrópoles

O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (28) um novo boletim sobre o estado de saúde do papa Francisco, que está internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro. Segundo a atualização, o pontífice teve uma noite tranquila e mantém repouso. No entanto, o quadro clínico ainda é considerado complexo, e são necessários mais dias de estabilidade para que seja possível definir um prognóstico.

Na noite de quinta-feira (27), o boletim do Vaticano já havia informado que o papa continua recebendo oxigênio, alternando entre oxigenoterapia de alto fluxo e o uso de máscara respiratória. Apesar de apresentar uma “leve melhora”, a situação ainda exige cuidados intensivos.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Rotina de recuperação

Durante a manhã de quinta-feira, Francisco passou por sessões de fisioterapia respiratória e descansou. À tarde, ele rezou na Capela do apartamento privado do hospital e dedicou-se a atividades de trabalho. O Vaticano destacou que o papa está sentado em uma poltrona e foi informado sobre as diversas iniciativas de oração organizadas por fiéis ao redor do mundo em apoio à sua recuperação. “O humor do papa é bom”, afirmou o comunicado.

Cancelamento de eventos

Devido ao estado de saúde do pontífice, a audiência do Jubileu, marcada para este sábado (1º/3), foi cancelada. Na semana passada, Francisco chegou a enfrentar crises respiratórias durante a internação, o que exigiu o uso de oxigênio extra. Apesar dos desafios, ele já saiu da fase mais crítica, mas a situação ainda é considerada delicada.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Apoio dos fiéis

Enquanto o papa se recupera, fiéis de diversas partes do mundo continuam a demonstrar solidariedade. Um grupo de mexicanos, por exemplo, permaneceu em frente ao Policlínico Gemelli para manifestar apoio ao líder religioso. A internação de Francisco, que já dura mais de duas semanas, tem mobilizado orações e gestos de carinho de católicos ao redor do globo.