
Com informações do g1
A conta oficial do Vaticano no X (antigo Twitter) causou rebuliço ao publicar – e depois deletar – uma mensagem afirmando que a fumaça da Capela Sistina havia saído branca na manhã desta quinta-feira (8), indicando a possível escolha de um novo Papa. No entanto, minutos depois, a postagem foi apagada, e o Vaticano confirmou que a fumaça, na verdade, era preta, sinalizando que os cardeais ainda não chegaram a um consenso.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
O que aconteceu?
Os 133 cardeais reunidos no conclave entraram no segundo dia de votação para eleger o sucessor do Papa. O processo é marcado pela tradição da fumaça:
- Fumaça preta: nenhum nome foi escolhido.
- Fumaça branca: novo Papa eleito.
Por volta das 11h51 (horário de Roma), a fumaça começou a sair branca, mas logo se transformou em uma densa nuvem preta. Quem acompanhava pela transmissão ao vivo percebeu a mudança, mas os fiéis na Praça São Pedro não notaram o breve clarão inicial.
Minutos depois, o perfil oficial do Vaticano no X postou: “Fumaça branca”, mas a mensagem foi excluída em seguida. A explicação é que, no final do processo, a fumaça escura deu lugar a um tom mais claro, levando à confusão.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Próximas votações
Hoje ainda há duas rodadas de votação:
Por volta de 12h30 (horário de Brasília): terceira votação do dia. Se houver definição, sairá fumaça branca; caso contrário, não haverá sinal.
Por volta de 14h (horário de Brasília): quarta e última votação do dia. Se o novo Papa for eleito, a fumaça será branca; se não, preta.