Foto: Licca Lima/Farol de Notícias
Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

Na manhã desta quarta-feira (30), enquanto a equipe do Farol de Notícias gravava o balanço de atendimentos das últimas 24 horas do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), um vereador do município de Calumbi, Sertão do Pajeú, fez uma grave denúncia sobre o uso irregular do estacionamento da unidade de saúde.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

De acordo com o parlamentar, motoristas que não estão buscando atendimento estão ocupando vagas destinadas a pacientes e acompanhantes, causando transtornos em situações de emergência. O motivo do uso indevido das vagas seria para evitar o pagamento da taxa de zona azul.

Continua depois da publicidade

“Assim como os demais aqui, eu também sou usuário do SUS, pago meus impostos em dia. Por isso quero fazer essa denúncia à direção do Hospam para que tomem mais precaução em relação aos carros”, afirmou o vereador. “Agora mesmo chegou uma gestante com 38 semanas em trabalho de parto, e o motorista que a trouxe não encontrou vaga. Observamos que há dezenas de pessoas deixando seus carros aqui e indo para o comércio, ocupando o espaço de quem realmente precisa”, ressaltou.

O parlamentar, que preferiu não se identificar, citou ainda outro caso: “Um casal chegou com o filho em convulsão e também não havia vaga. O pai precisou deixar a mãe sozinha, desesperada com a criança, para procurar uma vaga lá fora”.

Diante do problema ele cobrou medidas da administração do hospital: “Peço que a direção do Hospam tome alguma providência, coloque alguém na entrada para fiscalizar a finalidade do carro que está entrando, para saber se a pessoa realmente está buscando atendimento.”

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com o Hospam sobre o caso. A instituição se manifestou por meio de nota. Leia abaixo:

“Recebemos com surpresa a denúncia sobre o uso indevido do estacionamento da unidade por pessoas que estariam utilizando o espaço para ir ao comércio da cidade, dificultando o acesso de pacientes que realmente necessitam do serviço hospitalar.

Continua depois da publicidade

Consideramos extremamente preocupante essa situação, pois o estacionamento do hospital existe para atender prioritariamente pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Ocupá-lo de forma indevida pode comprometer o atendimento de casos urgentes e, em situações extremas, colocar vidas em risco.

Para além das medidas que estudaremos para coibir esse tipo de prática, esperamos contar com a consciência e a colaboração da população, para que compreendam a importância de manter o espaço livre para quem realmente precisa. O hospital é um espaço de cuidado e deve ser respeitado como tal.

Atenciosamente,
Direção do HOSPAM”