Vereador diz que saúde de ST é um carro sem freio desgovernadoPublicado às 05h43 desta quinta-feira (15)

Se tem uma coisa que o vereador Vandinho da Saúde não esquece de apontar, são falhas na Secretaria Municipal de Saúde, coordenada pela enfermeira Lisbeth Lima. Na última terça-feira, na tribuna da Câmara Municipal, ele voltou a cobrar da gestão petista a conclusão do bloco cirúrgico da Fundação Altino Ventura, no bairro da Conceição.

“Eu escutei outro dia o discurso da Secretária. Eu não estava lá na inauguração da UBS Mutirão, do Bairro Universitário, que foi uma obra iniciada pelo prefeito Luciano Duque e que, de sinal, foi um dos maiores gestores que Serra Talhada já teve. Ele iniciou aquela obra, e a secretária [Lisbeth Lima] chegou ali e disse que estava desenterrando as obras deixadas pelo ex-gestor. Agora, eu peço a ela que entregue os blocos cirúrgicos do Altino Ventura, já que a senhora secretária está fazendo um brilhante trabalho em Serra Talhada, como a senhora prega nas redes sociais. Abra os blocos cirúrgicos do Altino Ventura, coloque medicação nos postos de saúde, coloque médicos nas unidades de saúde para atender a população de Serra Talhada”, disse Vandinho da Saúde, reforçando:

” Vou provocar o Ministério Público para saber de fato o que está acontecendo. Por que não abrem os blocos cirúrgicos do Altino Ventura? Cerca de 70 mil, 100 mil reais,  para abrir e até agora nada, o povo sofrendo, saindo daqui de madrugada para ir fazer uma cirurgia em Recife. Isso é inadmissível, isso é falta de respeito com o povo de Serra Talhada! Pregam que a saúde de Serra Talhada está mil maravilhas, mentira! Quando nós verificamos lá no site do Governo Federal, o Programa Previne Brasil, nós podemos ver que Serra Talhada está em decadência, está de ladeira abaixo, um carro sem freio”.

“Na opinião do parlamentar, os números do Ministério da Saúde comprovam o seu depoimento. “Cerca de seis anos atrás, cinco, quatro anos atrás, Serra Talhada se encontrava no Programa Previne Brasil em terceira colocação, são os números que falam, não é Vandinho da Saúde, e os números não mentem. O Previne Brasil do Governo Federal, que é o programa que mede os indicadores de cada município no país.  Primeiro quadrimestre de 2021, Serra Talhada caiu para a sétima colocação; segundo quadrimestre, caiu para a 13ª colocação. Em 2022, no primeiro quadrimestre caiu para a 98º colocação. Um carro desembestado sem freio, descendo a ladeira, a Serra do Brocotó de Triunfo. Apesar que ninguém anda mais naquela estrada, porque está totalmente acabada”, concluiu.