Publicado às 13h desta quinta-feira (8)
Nessa terça-feira (6), O programa Falando Francamente da TV Farol conversou com a médica-veterinária Suellen Mangeuira que presenciou e analisou o episódio da noite dessa segunda-feira (5), onde um cão da raça pitbull deixou as pessoas assustadas na Rua Antônio Tomé de Souza, no bairro São Cristóvão, em Serra Talhada.
Segundo o boletim de ocorrência, o animal chegou a matar dois gatos da vizinhança e ficou por algum tempo amedrontando populares [relembre aqui].
Drª Suellen relatou que o animal, na maioria das vezes, ataca para se defender, e esclareceu o caso em questão. Segundo a veterinária, que presenciou a agitação do pitbull, geralmente quando o animal não sai para passear com frequência, ele pode ficar agressivo, por causa da movimentação da rua, e que o animal queria apenas brincar. Em relação ao ataque aos gatos, ela disse ser instinto, pois quando o cachorro não é condicionado a crescer com gato, ou qualquer outro animal, pode estranhar. Ela também relatou como perceber se o animal irá atacar e o que fazer.
Suellen detalhou como tudo aconteceu
“Eu estava pelas redondezas onde aconteceu o incidente com o pitbull. Eu vi como estava a agitação, e vi o animal de um lado para o outro. Ele não avançou nos moradores. Quando você tem um animal que fica preso dentro de casa, não sei como são os costumes desse animal com o proprietário dele, mas quando o animal tem a oportunidade de ir para rua, a primeira coisa que ele faz é correr. Com esse movimento, ele fica um pouco agitado. Estava muita gritaria, muita gente na rua, muita gente grita daqui, grita de lá. Tinham, inclusive, alguns outros cachorros. Tem uma cachorra na rua que chama Pretinha, essa Pretinha latiu para ele, e ele meio que brincou, só que saiu fora, como a gente fala, ele ‘arregou’ da brincadeira. O corpo de bombeiros não estava com cambão, com guia, nem com coleira. Eles abaixaram e chamaram o animal, e o animal veio quietinho e abaixado. Ou seja, ele estava extremamente assustado e agitado”, destacou Suellen.
O que fazer se encontrar o animal na rua
“Você viu o animal puxando a orelha, se abaixando, observa o que ele vai fazer, deixa ele sentir o seu cheiro. Que Deus livre e guarde, se ele vir para te atacar, você tem que proteger rosto, tórax, e não entrar em luta com o animal, porque quanto mais você lutar, mas ele não vai entender que é uma luta. Tenha calma no momento, tenha paz. Nesse caso, o pessoal fez direitinho, ligou para o corpo de bombeiros e para a polícia. Se ver que o animal está agitado, saia devagar e chame o corpo de bombeiros”, esclareceu Suellen.
16 comentários em Veterinária presenciou ataque de pitbull em ST