
Do Metrópoles
A derrota da França para a Argentina na final da Copa do Mundo neste domingo (18/12) provocou muito mais que tristeza nos torcedores. De acordo com relatos publicados no Twitter, policiais franceses entraram em confronto com as pessoas que acompanhavam a partida na avenida Champs-Élysées, em Paris.
Nas publicações é possível ver que a polícia avança para dispersar torcedores que estavam no local. O jornalista Clement Lanot compartilhou um vídeo no qual é possível ver que os agentes usaram morteiros de fogos de artifício contra a população.
Des tirs de mortiers d’artifice sur les policiers qui évacuent les #ChampsElysees. #coupedumonde2022 #ARGFRA pic.twitter.com/h5bwTuabu7
— Clément Lanot (@ClementLanot) December 18, 2022
Um usuário divulgou diversos vídeos e relatou que as forças de segurança usaram gás lacrimogêneo e atacaram os torcedores. Em uma das publicações é possível ver policiais empurrando pessoas que se encontravam no local, inclusive as que caminhavam para sair.
“A polícia ataca de todos os lados na Avenue des Champs-Élysées”, escreveu Thibault Penet em uma das legendas.
Les forces de l’ordre chargent de tous les côtés sur l’avenue des Champs-Elysées devenue piétonne exceptionnellement. #ArgentinaVsFrance #coupedumonde2022 #ANGFRA #ChampsElysees #CoupeDuMondeFIFA #FIFAWorldCup #FIFAWorldCup2022 #FIFAWorldCupFinal pic.twitter.com/oWIRJcECgj
— Thibault Penet (@_Thibault_penet) December 18, 2022