Professores abriram desfile com protesto em ST

Publicado às 14h30 deste sábado (6)

Celso García/Farol   Vídeo: Giovanni Filho

O desfile cívico deste sábado (6) em Serra Talhada teve um momento de tensão durante a abertura com um protesto pacífico dos professores municipais pelo novo piso da categoria, de 14,95%.

Vestindo preto, simbolizando luto, e segurando cartazes, a categoria mostrou união e coragem cobrando respeito à prefeita Márcia Conrado frente a frente com a gestora.

Após entrar na Justiça pela anulação da greve dos docentes, a Prefeitura anunciou esta semana que poderia dar um reajuste de 8%. A proposta foi rejeitada pela categoria em assembleia.

Professores abriram desfile com protesto em ST

Durante o desfile, com Márcia e o secretário de Educação, Erivonaldo Alves, assistindo de cima do palanque, os professores caminharam firmes e deu-se o embate entre a gestora e os docentes exibindo cartazes com frases como:

“A democracia está em risco quando um gestor é ditador”; “governo que não valoriza educação, não pensa no futuro do seu povo”; “educação não é gasto é investimento”; “o piso é lei”; “o direito ao PCCR está sendo violado por esta gestora”; “nunca haverá ensino público de qualidade sem valorização do professor”; “não há doença maior que um salário injusto e indigno; “não pagar o piso é golpe contra os professores”; “não aceitamos menos que 14,95%, cumpra a lei”.

Professores abriram desfile com protesto em ST

INÍCIO DO CLIMA TENSO 

O clima tenso começou quando guardas municipais, após receberem ordens, se dirigiram até os professores antes deles se aproximarem do palanque e pediram para que eles não fossem os primeiros a descer a Rua Enock Inácio abrindo oficialmente o desfile.

Enquanto os guardas pediam para os professores darem espaço a outra agremiação, os professores questionaram o pedido e mantiveram a posição de abrir o desfile cívico realizando o protesto contra a gestão.

Professores abriram desfile com protesto em ST

Houve então um breve bate boca e, diante a repercussão, uma “tropa de choque” do governo desceu do palanque para evitar que o clima de animosidade se estendesse a ponto de prejudicar o evento.

PALANQUE BATEU PALMAS PARA A CATEGORIA 

Com isso, os professores abriram o desfile cívico de 172 anos de Serra Talhada levando a pauta do piso da categoria e exigindo direitos.

Professores abriram desfile com protesto em ST

Quando os docentes se aproximaram do palanque segurando os cartazes, Márcia Conrado, secretários, vereadores e aliados levantaram e começaram a aplaudi-los.

O protesto contou com a organização do Sintest (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada) e a Aprost (Associação de Professores de Serra Talhada).

Márcia levantou e bateu palmas para a categoria

Professores abriram desfile com protesto em ST

VEJA O INÍCIO DO CLIMA TENSO NO VÍDEO ABAIXO

VEJA MAIS FOTOS DO PROTESTO

Professores abriram desfile com protesto em STProfessores abriram desfile com protesto em STProfessores abriram desfile com protesto em STProfessores abriram desfile com protesto em ST