Publicado às 05h22 desta segunda-feira (27)
Na última quinta-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) consolidou mais uma rodada de resultados de exames para a Influenza A -H3N2- e foi comprovado que Serra Talhada confirmou o seu primeiro caso. A reportagem do Farol apurou que a vítima é uma mulher de 53 anos, trabalhadora da área de saúde, mas passa bem. Apenas com sintomas leves.
Com isso, totalizam 222 casos da doença em Pernambuco, 216 para Influenza A (H3N2) – sendo 1 pelo critério clínico-epidemiológico – e 6 não subtipada.
Sintomas da gripe
De acordo com o Instituto Butantan, os sintomas clássicos da gripe sazonal são febre súbita, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode ser forte e durar duas ou mais semanas, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
No caso do H3N2, os sintomas são os mesmos, com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos.
“O que muda, neste caso, é que o surto é considerado fora de época e é consequência do relaxamento das medidas de proteção, como o uso de máscaras”, explica o diretor do Laboratório Multipropósito do Instituto Butantan, Renato Astray.
“O problema, deste ano, é que estávamos há dois anos usando máscara e ela protege tanto contra a influenza quanto contra o SARS-CoV-2, já que ela inibe o contato com vírus respiratórios”, diz Astray.
1 comentário em Vítima de H3N2 em ST é trabalhadora da saúde e passa bem;