
O deputado federal Waldemar Oliveira (Avante) foi o principal ator de debate político deste sábado (29) no Programa do Farol no Youtube.
Trazendo as novidades do seu mandato e analisando o cenário das eleições 2026 em Serra Talhada e Pernambuco, o parlamentar opinou sobre o anúncio da pré-candidatura de Breno Araújo, marido da prefeita Márcia Conrado, como deputado estadual.
Para Waldemar, o Avante cumpriu e tem cumprido sua parte no acordo com Márcia Conrado para aderir ao grupo da prefeita nas eleições de 2024 em Serra Talhada.
No entanto, o nome de Breno Araújo para a Alepe não estava no combinado na época, inclusive, foi negado publicamente pela própria prefeita Márcia Conrado.
“Em reuniões no meu escritório, o acordo com a prefeita [Márcia Conrado] que eu participei de várias reuniões com ela, foi no sentido do pessoal do PT apoiar o candidato a deputado estadual do PT e o resto do grupo da prefeita apoiar a pré-candidatura de Sebastião Oliveira, presidente do Avante, meu irmão. E em momento algum foi ventilado essa possibilidade do marido dela ser candidato”, detalhou o deputado, completando:
“Ao contrário, quando a gente perguntou, ela [Márcia] negou [que Breno seria ventilado]. Mas, eu acho que tem que perguntar a Sebastião, eu não tinha nenhum acordo dela votar em mim, ela vota em outro deputado, sem problema nenhum. Mas mesmo assim, meu voto pessoal foi nela, e eu trabalhei e pedi ao meu grupo para votarem nela. Se ela está rompendo esse acordo, acho que é uma pergunta que tem que ser feita a ela”.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“IMPORTANTE NA POLÍTICA É CUMPRIR ACORDOS”
O deputado também comentou sobre a troca de apoios entre o grupo do Avante e o grupo de Márcia.
Segundo ele, mesmo sabendo que não teria o voto da petista e de parte de seu grupo, aderiu ao projeto pensando no fortalecimento do Avante e do nome de Sebastião Oliveira para estadual.
“Sempre a recebi muito bem e nunca fiz objeção a aliança com ela [Márcia Conrado]. Só é difícil a gente votar em uma pessoa que não vota na gente. Eu tenho 18 prefeitos que me apoiam, e as cidades deles apoio, coloco emendas, peço votos para eles e é natural que eles votem em mim. Os que descumprem acordos, eu acho que é muito ruim para eles e para a política, porque não é todo mundo que tem memória curta. O povo se lembra das pessoas que cumprem e descumprem acordos. Eu acho que é uma das coisas mais importantes da política é cumprir acordos.”
“Foi muito ruim para mim apoiar a prefeita [Márcia], votar na prefeita, e saber que ela não ia votar em mim. Eu gastei energia, a política é uma simbiose. A gente apoia para depois ser apoiado e forma-se um grupo. Mas mesmo assim, pensando na possível candidatura do meu irmão e no fortalecimento do grupo do Avante, eu apoiei. Eu acho que o grupo precisa ser unido, precisa ser coeso, e as palavras precisam ser cumpridas, se não as pessoas acabam tendo vida curta na política. Fica com fama de quem não cumpre, e ninguém quer fazer acordo com quem não cumpre”.
9 comentários em Waldemar: Anúncio de Breno como candidato descumpre acordo