Waldemar explica-se sobre voto a favor da 'PEC da Blindagem'Da Assessoria

Em uma entrevista ao programa Folha Política da Rádio Folha, ao comunicador, Jota Batista, o deputado federal serra-talhadense, Waldemar Oliveira (Avante-PE) discutiu uma série de temas polêmicos e atuais no cenário político nacional e estadual.

Entre os principais pontos abordados, o deputado comentou sobre a PEC da Anistia, a chamada PEC da Blindagem, a atuação do presidente da Câmara, Hugo Motta, e o cenário eleitoral em Pernambuco para as eleições de 2026.

Continua depois da publicidade

Prerrogativas Parlamentares e PEC da Anistia

Durante a entrevista, o deputado Valdemar Oliveira defendeu a PEC das Prerrogativas Parlamentares, que ele prefere não chamar de “PEC da Blindagem”.

Ele justificou seu voto a favor, argumentando que os parlamentares precisam de garantias para o exercício de sua função.

Para ele, a PEC visa evitar que deputados e senadores se tornem “reféns” do Judiciário e do Ministério Público, citando casos de busca e apreensão e prisões sem a aprovação do plenário.

Ele destacou que a PEC busca “equilíbrio entre os poderes”. Sobre a PEC da Anistia, o deputado afirmou que votou a favor da urgência, mas que é contra o mérito da proposta.

Ele explicou que o voto pela urgência apenas leva a matéria para ser debatida no plenário, e que seu posicionamento é contrário a essa PEC.

Continua depois da publicidade

Cenário Político e a Atuação do Presidente da Câmara

Questionado sobre a declaração do senador Renan Calheiros de que o presidente da Câmara, Hugo Motta, seria “fraco”, Oliveira discordou veementemente.

Ele defendeu a condução de Hugo Motta, descrevendo-o como um líder que escuta, não age de forma arbitrária e que distribui os projetos de lei de forma proporcional às bancadas.

Em relação à situação do deputado Eduardo Bolsonaro, o deputado do Avante disse ser contra as “exceções pontuais” e afirmou que, se ele não cumprir o regimento da casa ao se ausentar injustificadamente por mais tempo que o permitido, a cassação de seu mandato seria justificada.

Ele classificou o discurso de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos contra o Brasil como um “desserviço ao país”, mas ressaltou que a decisão cabe ao Judiciário, que pode até mesmo considerar a perda da nacionalidade.

Eleições em Pernambuco e Projetos de Lei

Ao ser perguntado sobre as eleições de 2026 em Pernambuco, Valdemar Oliveira confirmou que seu partido, o Avante, já “fechou questão” e apoiará a reeleição da governadora Raquel Lyra.

Continua depois da publicidade

Ele expressou confiança de que a governadora, apesar de estar atrás nas pesquisas, irá diminuir a diferença e se reeleger, elogiando sua agenda e as entregas que estão sendo feitas pelo estado.

Ele mencionou obras importantes como a requalificação do porto de Itapissuma, a restauração de mercados e estradas e a construção de hospitais.

Por fim, o deputado falou sobre alguns de seus projetos, destacando o que proíbe o uso dos fogos de artifício com estampido em todo o país.

A proposta, que não visa acabar com os fogos, busca apenas proibir os fogos de artifício que fazem barulho, citando o sofrimento de idosos, crianças, pessoas com autismo e animais.