Do Diario de PE

A intimidade de dois dos mais conceituados artistas plásticos do México será contada, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), na exposição Frida e Diego: Um sorriso no final do caminho. Com abertura nesta quinta-feira (19), às 19h, a mostra – resultado de uma parceria entre o governo de Pernambuco e o Consulado-Geral do México no Rio de Janeiro, traz ao Recife 96 imagens produzidas por amigos próximos. As fotografias dão conta da relação e do cotidiano do casal de artistas Frida Kahlo e Diego Rivera.

A partir das fotografias, a mostra reconstitui a controversa história do casal, unido por quase 25 anos até o falecimento de Frida, em 1954. Segundo o coordenador de Artes Visuais da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Márcio Almeida, a exposição tem como objetivo propor um olhar diferenciado sobre os artistas, através de imagens pouco conhecidas da vida íntima dos dois. “Então você vai encontrar fotos que são bem emblemáticas, como a imagem dela pintando na cama. Ela fez uma adaptação no cavalete para continuar pintando após os acidentes. É como se você estivesse vendo fotos de um álbum de família”, conta Márcio, que também assina a curadoria no Recife.

“A maioria dessas fotos é desconhecida do público. A gente trouxe um apurado que vai desde 1929 a 1989, vários anos depois da morte de Diego, em 1957 (três anos após a morte de Frida), em um registro que mostra como ficou o ateliê dele, vazio”, aponta Márcio. “Essa exposição será um marco para todos admiradores desses dois grandes artistas. Geralmente as pessoas só conhecem a obra deles”, complementa. Para a passagem pelo Museu do Estado, o curador optou por fazer reproduções em pequenos tamanhos, no intuito de provocar uma maior proximidade do público com as imagens: “A proposta é que as pessoas se aproximem mais e tenham esse sentimento de imersão nessa história”.

Encontros com personalidades como Leon Trotsky (intelectual marxista) e André Breton (escritor e poeta do surrealismo), o dia a dia dos dois no ateliê e o comprometimento físico de Frida Kahlo nos últimos anos de vida foram registrados por amigos do casal, como Manuel Álvarez Bravo, Nicholas Muray, Edward Weston, Guillermo Kahlo, Peter Jules, Guillermo Zamora e Juan Guzmán, e compiladas pela Secretaria de Cultura do México, pelo Instituto Nacional de Bellas Artes e pelo Museo Casa Estúdio Diego Rivera e Frida Kahlo para a mostra, que fica em cartaz no Recife até o dia 19 de novembro.