duqueDurante entrevista ao FAROL, na solenidade de posse de 55 concursados, na semana passada; o prefeito Luciano Duque (PT) teceu um ‘rosário de lamentações’ para ilustrar o momento de crise por qual passa as prefeituras, inclusive Serra Talhada. Admitindo que deseja melhorar as condições salariais dos servidores públicos, o petista acabou revelando que a Previdência Própria da Capital do Xaxado está à beira do caos.

“Eu quero melhorar a vida do servidor, eu quero pagar um bom salário. Agora, nós precisamos ter o recurso e nós não temos, é preciso que as pessoas tenham essa compreensão que ao contrário do que minha gente diz, por exemplo, um dos grandes problemas da Prefeitura de Serra Talhada e da maioria das prefeituras se chama Previdência Própria, que estão falidas. Ou seja, esse recurso que nós estamos mandando para a previdência para pagar o aposentado, que quando aumenta o salário do funcionário na ativa, aumenta o do aposentado também. Representa menos investimentos para a sociedade”, declarou Luciano Duque.

Ainda de acordo com o prefeito, os repasses mensais que são feitos à Previdência fazem falta no caixa da prefeitura para fazer novos investimentos. Duque ainda admitiu que os prefeitos vivem uma situação de crise nunca vista.

“Ao contrário do que a gente está vivenciando hoje, que é a queda de arrecadação, a gente vai perder a capacidade de fazer política pública. Como é que coloco mais posto de saúde? Como é que eu coloco mais medicamento? Como é que eu coloco mais creche sem recurso? Então, e acho que é momento de entendimento, de compreensão e esperar passar um ano muito difícil para quem governa. Todos os prefeitos dessa safra dizem que é a pior fase de prefeituras no país”.