Na última terça-feira (17), o Ministério Público do Trabalho (MPT) acionou Serra Talhada por falta de políticas públicas de erradicação do trabalho infantil na cidade (relembre). Em entrevista de rádio, nesta quinta-feira (19), o secretário de Desenvolvimento Social e Igualdade Racial, Josenildo Barbosa, afirmou que a notícias foi recebida com surpresa.

Segundo ele, o combate ao trabalho infantil vem desde o tempo da sua atuação como coordenador das políticas e a secretaria sempre manteve o diálogo com o MPT. Com relação à resposta ao ofício enviado pelo ministério, Josenildo garantiu que o município emitiu um relatório de sete páginas com as questões solicitadas, e teria sido emitido para a Procuradoria do Trabalho em Caruaru no dia 6 de dezembro de 2016 e recebido no 12 de dezembro.

“Para nós foi uma das grandes surpresas que recebemos ultimamente, primeiro porque o Ministério Público do Trabalho vem discutindo com o município de Serra Talhada, já temos uma relação muito próxima com os órgãos de fiscalização. Eu prefiro acreditar que tenha sido um erro na comunicação, na tramitação que chega dentro da Procuradoria. Eu quero deixar a população bem tranquila, Serra Talhada não ganhou o selo Unicef à toa”.

Ainda de acordo com Josenildo, um dos locais que apresentavam problemas quanto ao trabalho infantil era o lixão da PE-390. “Temos até hoje alguma dificuldade de adentrar no lixão. Na hora que o carro do conselho ou da secretaria encosta eles evadem pelo meio do mato. Mas fizemos estratégias para chegar a esses meninos e hoje eu posso dizer que eu não tenho menino identificado no lixão”, garantiu o secretário.