upaeExatamente há um ano, no dia 20 de março de 2014, o Sertão do Pajeú ganhava sua primeira Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE). Com atendimento em mais de 14 especialidades médicas, além de um centro de exames e diagnósticos, a UPAE de Serra Talhada beneficia mais de 226 mil moradores de dez municípios que compõem a XI Gerência Regional de Saúde.

Nos últimos 12 meses, a unidade realizou 36.977 atendimentos médicos em especialidades como cardiologia, oftalmologia, endocrinologia, gastroenterologia e dermatologia. Mais importante, foi o primeiro serviço de saúde da região a oferecer consultas ambulatoriais com neurologistas e nefrologistas. Só nessas duas especialidades, foram mais de 4 mil atendimentos, sendo 3.090 em neurologia e 956 em nefrologia.

“As UPAEs estão levando especialidades médicas para localidades que eram carentes desse serviço e agora, com a unidade, a população tem esse atendimento gratuito, perto de casa e ainda com possibilidade de fazer os exames necessários no mesmo lugar”, comenta o secretario estadual de Saúde, Iran Costa Júnior.

Só de exames diagnósticos, a UPAE de Serra Talhada realizou, durante seu primeiro ano de funcionamento, um total de 98 mil procedimentos, incluindo exames laboratoriais, endoscopia, ultrassonografia, raio-X e teste ergométrico. Além disso, a UPAE ainda oferece atendimento em áreas não médicas, como nutrição, psicologia e fonoaudiologia, que somaram, só neste primeiro ano de funcionamento, mais de 16 mil atendimentos.

Especialidades oferecidas na UPAE de Serra Talhada: angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, mastologia, nefrologia, neurologia, oftalmologia, gastroenterologia, otorrinolaringologia, pneumologia, reumatologia e urologia. A marcação de consultas para as Unidades Pernambucanas de Atenção Especializada é realizada por meio de solicitação das unidades de saúde da Atenção Primária, como PSFs e policlínicas.