Foto: Blog Nill Júnior

Publicado às 10h16 desta terça-feira (3)

O cenário é de total destruição na Cadeia Pública de Serra Talhada após o tumulto e rebelião nessa segunda-feira (2). A confusão teve início nas celas 3 e 6 no período da tarde,  onde os detentos atearam fogo em colchões e utensílios, promoveram quebra-quebra, arrancaram grades de algumas celas e derrubaram parte da parede do pátio interno.

A confusão só foi totalmente controlada na madrugada desta terça-feira (3), com a intermediação do juiz de Direito, Marcus César Sarmento Gadelha, que conversou com os familiares e garantiu os direitos individuais dos prisioneiros.

O Sub Comandante do 14º BPM, Major Costa Júnior, também participou do processo de pacificação na cadeia.

Veja também:   Colisão entre veículos na noite deste domingo em ST mobiliza SAMU

O resultado é que, após a destruição, a cadeia teve que ser desativada e os presos transferidos para outras unidades. 77 detentos deixaram o local ainda na madrugada: 35 para o Presídio de Salgueiro, 38 para Arcoverde e 04 para Pesqueira.

DROGAS E CELULARES

Segundo informações da Polícia Militar, antes da desativação da cadeia foi realizada uma revista nas celas, onde foram encontrados 9 chunchos, 04 cachimbos para uso de crack, 05 porções de maconha pronta para o consumo, 03 porretes, um aparelho de celular e 05 carregadores.

Nenhum dos detentos assumiu a propriedade do arsenal.

TENSÃO FAMILIAR

Nesta terça-feira (3) dezenas de familiares dos detentos compareceram ao local na esperança de levar o que sobrou dos objetos pessoais dos presos removidos, incluindo colchões. Entretanto, até o fechamento desta edição nada foi liberado porque a cadeia ainda irá passar por perícia.

Veja também:   Duque deve anunciar a sua pré-candidatura a prefeito de ST

A previsão é que ainda hoje os objetos sejam liberados. As imagens são do fotógrafo Max Rodrigues.