Do G1 Pernambuco

As chuvas que caem no Litoral Sul de Pernambuco acabaram ocasionando a suspensão do abastecimento de água das praias Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe, todas em Ipojuca. A precipitação elevou o nível do Rio Arimbi e acabaram provocando a inundação da estação de bombeamento responsável pelo fornecimento de água da região.

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) informou que os técnicos estão tentando retomar a distribuição de água para as praias, mas o alto nível do rio impede que seja feito o serviço. Uma equipe permanece prontidão na região para tentar providenciar o retorno do funcionamento do sistema.

A companhia apontou que trabalha para instalar conjuntos de bombeamentos especiais para operar debaixo d’água, conhecidos como “motorbombas anfíbios”, em substituição aos antigos equipamentos do Sistema Integrado de Porto de Galinhas, para evitar incidentes na época do inverno.

Para que as motobombas sejam instaladas, é necessário que o tempo melhore e não chova por quatro ou cinco dias para que o caminhão que vai transportar os equipamentos, peças, máquinas e equipe técnica, possa acessar a estação de bombeamento no Rio Arimbi, por uma rua que não é asfaltada. A companhia aponta que Já foram feitas as adaptações na parte elétrica e na estrutura da unidade, dependendo apenas do tempo.