Neste sábado (25) acontecerá o 8° Encontro do Coletivo Mangaio (Coletivo de Intercâmbio Intermunicipal de Bandas Alternativas do Sertão Pernambucano), em Afogados da Ingazeira, com a reunião dos coletivos de músicos e o lançamento da Coletânea do Coletivo Mangaio – Volume 1, com a participação de quatro bandas de Serra Talhada e outros projetos da região. 

Esta edição contará com os shows de Lisergia, Radiola Serra Alta, Us’AST de Tua Lábia and The Honoris Causa e Júnior Galdino. O evento acontecerá a partir das 20h, em frente aos Correios.

O Coletivo Mangaio é composto pelos coletivos Fundação Ambrosino Martins, de Triunfo, EBasta!, de Serra Talhada; Espaço e Resistência, de Afogados da Ingazeira; e Munganga Sonora, de Salgueiro.

A coletânea também será lançada na internet e estará disponível no site soundcloud, com músicas de dez bandas participantes (A Dobra, Ambrosino Martins, Doppamina, Lisergia, Martelo Bigorna, No Sense, Radiola Serra Alta, Sistema em Caos, Templários Acústicos e Us’AST de Tua Lábia and The Honoris Causa).

Em conversa com o FAROL, os músicos da banda Us’AST de Tua Lábia and The Honoris Causa, Caio Sotero e Tony Apolinário convidam a todos para participar do lançamento da coletânea em Afogados da Ingazeira e acompanharem o lançamento digital. Os artistas também falaram um pouco da experiência de construção no coletivo e do produto que surge da ação coletiva das bandas do Sertão Pernambucano.

“O Coletivo Mangaio surge com a intenção de reivindicar espaços de exercício da diferença nos sertões de Pernambuco. É um instrumento que permitiu contrabalançar e conduzir os nossos repertórios. A coletânea acaba de se lançar e, ao ser arremessada, produzimos o movimento de um bumerangue. Circular! Ele vai e volta com a mesma força. Somos o desejo do encontro e essa produção revela com simplicidade a nossa rotina. Dez faixas que bebem juntas, se embriagam, falam pelos cotovelos e se abraçam. A coletânea é cheia de vidas e sotaques”.