Publicado às 17h30 desta segunda (26)

Com a chegada das chuvas, vem crescendo em Serra Talhada o número de internações por picadas de escorpião no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

Só no último fim de semana, três pessoas foram picadas por escorpiões na Capital do Xaxado. Os dados foram repassados ao FAROL pelo setor de Vigilância Epidemiológica da unidade médica.

Num balanço da incidência de ataques do inseto desde o início do período chuvoso no município, o Hospam informa que já atendeu 20 casos de picadas de escorpião, com vítimas entre 20 e 40 anos.

A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica, Ane Elizabete da Rocha, detalha que em janeiro o Hospam atendeu seis casos; já em fevereiro as notificações subiram para 14 pacientes alvos do animal. Ane Rocha aproveitou para dá orientações à população caso sejam picadas.

“Nesse período chuvoso os escorpiões tendem a aparecer mais, porque eles procuram se aquecer. Então, essas casas com telhado sem gesso, onde tem entulho e até mesmo dentro de sapatos eles aparecem. É bom ficar atento a esses lugares para evitar picadas. Quem for picado deve procurar a emergência do Hospam imediatamente, e de preferência levar o animal para que possamos confirmar a espécie e prescrever o melhor tratamento”, aconselhou.

ESPÉCIE E TRATAMENTO

O escorpião mais comum nessa região é o ‘Tityus stigmurus’, conhecido popularmente como ‘Escorpião do Nordeste’. O animal tem a coloração amarela, mede até 7 cm e tem uma picada poderosa que pode ferir em graus leve, moderado e grave, com diferentes sintomas.

“O ferimento leve causa dor, eritema e a parestesia local; o moderado causa sudorese, náusea, vômito, taquicardia e hipertensão arterial leve; já o acidente grave acontece com vômitos, sudorese profunda, a prostração que é quando a pessoa fica paralisada e dura, edema pulmonar e o choque. O tratamento é feito com soro antiescorpiônico e dentre esses casos tivemos pessoas entre 20 e 40 anos, além de idosos. Nenhum caso ainda com crianças”, detalhou Ane Elizabete da Rocha.