Com os concursos no Poder Executivo Federal suspensos, os candidatos que buscam uma vaga no serviço público terão que mudar o foco dos estudos ou esperar por novas seleções no ano que vem. O número de vagas previstas em órgãos de estaduais e nas prefeituras das capitais chega a 19,1 mil, segundo levantamento feito pelo G1.

Em meio à crise fiscal, o governo vem enxugando as despesas públicas e interrompeu as contratações de servidores. Os cargos comissionados foram cortados e diversas estatais anunciaram programas de demissão voluntária.

A saída para os concurseiros é olhar para as vagas municipais e estaduais. O G1 fez uma lista de concursos previstos por estado.

“Temos mais de 5 mil municípios no país, o que gera uma grande possibilidade em relação aos concursos. Muitas vezes, por serem mais localizados, são concursos de menor visibilidade, mas nem por isso menos atrativos. Em alguns casos, são excelentes concursos e com pouca concorrência, exatamente por serem menos divulgados”, afirma Lia Salgado, colunista do G1.

Não há previsão de concursos estaduais ou na capital do estado no Amapá, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Do Blog do Elvis

Compartilhe isto: