fogo
IMAGEM ILUSTRATIVA

Por Adelmo José dos Santos, poeta e escritor serra-talhadense

O Corpo de Bombeiros do Estado de Pernambuco cobra da sociedade a (TPEI), Taxa de Prevenção e Extinção de Incêndio. Essa taxa é cobrada sobre o valor venal dos imóveis com mais de 50 metros quadrados de área construída, e sobre os veículos automotores registrados no (Detran). O valor da taxa varia de acordo com o tamanho do imóvel, sendo que nos imóveis comerciais o proprietário paga mais caro. Imagine quantos imóveis comerciais e residenciais com mais de 50 metros quadrados de área construída existem dentro de Serra Talhada, e quantos veículos automotores existem registrados no Detran?

Faça os cálculos de quanto o Corpo de Bombeiros arrecada com a cobrança da taxa só em Serra Talhada. Para que se tenha uma ideia de quanto os Bombeiros arrecadam com a “TPEI”, em relação à arrecadação do “IPTU” cobrado pela prefeitura sobre um imóvel residencial com (55 metros quadrados de área construída). O valor total atual da “TPEI 2016”, pago em parcela única é de R$ 53,37. O “IPTU” cobrado em parcela única com 20% de descontos tem o valor total de R$64,88. Isso significa que a corporação arrecada 82,26% do valor cobrado no IPTU. No dia 23 de julho de 2016, houve uma cena inusitada quando o Corpo de Bombeiros combatia um incêndio no Centro da cidade.

Os curiosos assistiam dominados pelo pânico, vendo o Corpo de Bombeiros cada vez se atrapalhando. A mangueira estava curta e acabou faltando água. Juntou o trágico com o cômico e as chamas aumentavam. Não bastasse a falta d’água, os bombeiros estavam usando uma escada improvisada. Faltando água nos canos encontraram a solução num poço artesiano. Mas com a mangueira curta sem alcançar o incêndio, o fogo não apagava, e arrumaram um jeitinho recorrendo às gambiarras. Foi com a mangueira curta que os Bombeiros entraram numa saia justa. O fogo já começava a queimar a esperança, com as gambiarras os combatentes conseguiram levar a água até as chamas.

Aconteceu um milagre, não dava para apagar um fogo que a mangueira não podia alcançar. Foi muito impressionante para o povo de uma cidade com quase 100 mil habitantes, ver o Corpo de Bombeiros apagando um incêndio sem ter água nos hidrantes. Cadê o dinheiro da (TPEI) que é cobrado todo ano? Estão investindo onde? Usando mangueira curta e escada improvisada?  Como o Corpo de Bombeiros vai poder dar segurança ao povo de Serra Talhada? Os Bombeiros não têm culpa do descaso do governo estadual que não compra equipamentos. Os bombeiros são heróis que não fogem a luta, mas não dá para ficar apagando um incêndio com mangueira curta.