As associações de moradores de Serra Talhada que recebiam cerca de sete litros de leite para cada criança, fruto do Programa Leite de Todos, do Governo do Estado, entraram em estado de desespero em função da redução da quantidade de leite para os associados. De acordo com Marilene Mariano, presidente da Associação de Moradores do Ipsep, a notícia pegou muitas mães de surpresa.

“A situação é de muita tristeza e desespero para muitas mães. Este leite tem ajudado muita gente. Agora, recebemos a informação que iriam cortar o leite. Caso isto ocorra, vai prejudicar centenas de famílias”, disse Marilene, informando que na sua associação possui 106 famílias que dependem semanalmente do produto, que é distribuido pela Cooperativa dos Produtores de Leite de Luanda.

Genivaldo Lacerda, presidente da Cooperativa de Luanda, confirmou que o leite será reduzido às famílias serra-talhadenses mas que os produtores não tem uma outra saida.

“Estamos sem receber os repasses do governo do Estado desde o mês de junho. Esta foi uma decisão dos cooperados. Não dá mais para segurar com a falta de pagamento”, disse Lacerda, afirmando que muitos produtores optaram em repassar o produto para os atravessadores. “Mesmo assim, preferimos diminuir a quantidade do leite e não cortar de tudo”, reforçou Genivaldo Lacerda.

O Programa Leite de Todos tem uma ação bipartite: 21% dos repasses são do Governo do Estado e 79% do Governo Federal. “Mas o programa é coordenado pela secretaria de Agricultura de Pernambuco”, finalizou Lacerda.