criançasPassados quase três anos da gestão Luciano Duque, as crianças serratalhadenses ainda esperam mais ousadia do governo, principalmente quanto às promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2012. A Capital do Xaxado ainda não possui equipamentos suficientes de lazer e cultura para os pequeninos. Nas eleições, o então candidato Luciano Duque prometeu destravar um teatro municipal e um parque ambiental similar ao Parque da Jaqueira, em Recife. Nada saiu do papel.

Mas as promessas não se limitaram ao palanque. No plano de governo do PT, constam ações importantes que estão sem respostas. A exemplo da criação de um comitê municipal de mortalidade materno infantil, e a redução em 10% da taxa de mortalidade materno/infantil e fetal em Serra Talhada. Um outro ‘calo’ da gestão é a ausência de fardamento escolar para cerca de 10 mil crianças e o baixo desempenho de Serra Talhada no Ideb.

Neste 12 de outubro, a maioria dos bairros de Serra Talhada ainda não dispõem de equipamentos de lazer para às crianças, os já existentes não têm manutenção e não há uma política de governo definida quanto a atenção aos menores.

AVANÇOS

Mas nem tudo é tristeza. Também no plano do governo construido em 2012, Duque prometeu avançar na construção de creches. Nestes três anos, dois equipamentos foram entregues à população (Ipsep e Vila Bela), o bairro da Caxixola está prestes a receber um grande centro de arte e lazer, e a Academia da Saúde, no bairro Mutirão, se transformou no principal recanto de brincadeiras para as crianças. O desafio, agora; é cumprir a promessa de construir 14 unidades de educação infantil até o fim do governo. Isto também está registrado no plano de 2012.