Da Folha de PE

A celebração do título da França na Copa do Mundo registrou duas mortes e foi marcada por inúmeros incidentes na capital Paris e em outras cidades do país. Segundo informações do jornal local Le Parisien, um homem de cerca de 50 anos morreu em Haute-Savoie, no sudeste do país, após se jogar em um canal raso e quebrar o pescoço. Ele pulou na água após o apito final em Moscou para celebrar o bicampeonato.

Em Oise, na região norte, outro homem bateu o carro em uma árvore enquanto comemorava o título dirigindo seu carro e também morreu. Além das duas mortes, 292 pessoas foram detidas em várias cidades por incidentes durante as comemorações da conquista dos Bleus, informou o Ministério do Interior nesta segunda-feira (16). Guardas e 45 policiais ficaram levemente feridos.

Em Paris, foram detidas 102 pessoas, das quais 90 ficaram sob custódia para serem interrogadas, indicaram autoridades parisienses. “Levando-se em conta a multidão presente e apesar dos incidentes inaceitáveis, trata-se de um balanço moderado”, declarou o responsável pela Polícia de Paris, Michel Delpuech, em entrevista coletiva.

Em Paris, Lyon e Marselha, a polícia interveio para reprimir pequenos grupos de indivíduos que atacavam lojas, ou lançavam pedras contra veículos policiais. Os incidentes na avenida Champs-Elysées duraram cerca de 20 minutos e se concentraram em uma galeria comercial. Na cidade de Lyon, a Polícia informou 30 detenções, das quais 18 ficaram em prisão preventiva por “roubo” de uma loja de roupa.