Eduardo Campos - Aula MagnaO governador de Pernambuco, Eduardo Campos, pré-candidato do PSB à Presidência, afirmou nesta sexta-feira (7), em conversa com seguidores no Twitter, que o país precisa evoluir do “mais médicos” para “mais saúde”. O bate-papo, que durou mais de duas horas  no final da tarde, chegou a ocupar o terceiro lugar entre os assuntos mais comentados da rede social no Brasil.

Campos foi indagado por um internauta sobre sua opinião a respeito do programa Mais Médicos, do governo federal, que visa atrair médicos brasileiros e estrangeiros para atuar em saúde básica no interior e nas periferias do país. O programa deverá ser uma das principais bandeiras eleitorais da presidente Dilma Rousseff durante campanha de reeleição.

“O Brasil tem que evoluir de mais médicos para mais saúde. Precisamos criar uma carreira nacional de saúde. Precisamos formar com qualidade novos médicos entre os filhos do interior do Brasil e estruturar o atendimento de média complexidade para que quem for ao posto de saúde e precisar de um exame, de um procedimento ou de um médico especialista tenha para onde ser encaminhado”, respondeu o governador.

Outro participante, ao falar sobre o que chamou de “PIBinho”, em relação ao crescimento econômico dos últimos anos, perguntou a Campos o que faria para melhorar a economia caso fosse eleito. O pernambucano responsabilizou o governo pelo baixo desempenho do Produto Interno Bruto brasileiro.

“A relação do governo federal com o pibinho é toda. O fato é que o Brasil vem crescendo menos que no governo Lula, menos que a América Latina e que o mundo. Se esse baixo crescimento não for revertido, as conquistas sociais serão jogadas fora”, escreveu.

Os internautas fizeram centenas de perguntas ao candidato. Entre os temas mais indagados, estavam alta carga tributária, repressão policial a manifestações populares, segurança, sistema carcerário e meio ambiente. Diversas pessoas também indagaram o socialista sobre as alianças estaduais que serão feitas pela chapa PSB-Rede e quiseram saber da atual relação de Campos com o PT e com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Campos, porém, frustrou parte dos participantes porque não conseguiu acompanhar o ritmo das perguntas e, ao fim de duas horas e meia de interação, respondeu a 19 internautas. “Vc vai responder minhas perguntas ou somente as q te convém?”, criticou uma participante. “Enviei seis perguntas, ainda sem respostas…”, questionou outro. O governador chegou a responder uma das críticas: “Estou tentando!!!”, justificou-se.

Ele encerrou o bate-papo por volta das 19h deixando uma mensagem em vídeo, sentado a uma mesa com o notebook. “Obrigada a todos que participaram, desculpe os que eu não pude ainda responder. A gente volta a se encontrar”, disse.

A provável candidata a vice-presidente ao lado de Campos, a ex-senador Marina Silva, não participou da conversa online. Minutos antes do início do bate-papo, o governador postou uma foto de Marina em sua casa durante uma visita ao filho recém-nascido.

“Acabo de deixar a casa do governador @eduardocampos40 para ele participar do #EduardoResponde aqui no Twitter. Mandem suas perguntas”, pediu Marina Silva no microblog pouco antes do início do bate-papo.

( Do G1 )