Fotos cedidas ao Farol de Notícias

Publicado às 04h10 desta sexta-feira (20)

Serra Talhada receberá em novembro três importantes projetos de formação de agentes populares de Educação Ambiental para atuarem no Parque Estadual Mata da Pimenteira. Os cursos e ações são gratuitas e estão disponíveis para todos os interessados em questões ambientais, tais como professores, estudantes, entidades, comunidades, assentamentos rurais e moradores do entorno da reserva.

Em conversa com o FAROL, Emanuelle Souza e Vivian Maitê, representantes do Cepan; e Fernanda Wanderley, gerente de projetos da AVSI Brasil, informaram que haverá um lançamento do projeto na próxima quinta-feira (26), no auditório da Autarquia Educacional de Serra Talhada, a partir das 18h. O evento trará o cronograma do curso, informações sobre inscrições e a possibilidade de recolher sugestões sobre realidade da cidade.

Além da capacitação de agentes, haverá a criação coletiva de uma publicação educativa e uma exposição fotográfica itinerante. O projeto de Formação de Agentes Ambientais será promovido pelo Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan) em parceria com Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Associação Voluntários para o Serviço Internacional no Brasil (AVSI Brasil), e colaboração do fotógrafo Alvaro Severo.

“Teremos um curso em duas etapas, teórico e prático para 50 pessoas, sobre Conservação da Biodiversidade e Serviços Ambientais, Geotecnologias Aplicadas a Conservação, Gestão e Legislação Ambiental, e fundamentos de Educação Ambiental. Após essa parte teórica, haverá a fase de intervenção, onde os agentes poderão pensar na prática ações para desenvolver no parque”, informaram as coordenadoras do projeto, arrematando:

“Haverá também oficinas temáticas para construção da publicação educativa, com 2.500 exemplares impressos para distribuição na cidade e a criação de uma exposição fotográfica com jovens de 12 a 16 anos das comunidades do entorno. Será uma formação de 40 horas em fotografia participativa com 30 jovens. O projeto tem a duração de 6 meses e ao final exposições serão montadas em Serra Talhada e na região”.