estudantesSecretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreiras, com os atletas pernambucanos

Foto: Hesiodo Goes/ Seturel/PE

O atletismo pernambucano está em alta. Nesta quinta-feira (24), às 10h, oito atletas e dois técnicos embarcam para a China, onde vão disputar o Campeonato Mundial Escolar de Atletismo. A competição vai reunir os melhores de cada país na maior competição da modalidade. Dos oito atletas pernambucanos, Kelwin Rocha, Hemerson Alencar, José Ítalo Oliveira, Francisco Rego, Edison Nascimento, Vitor Santos e Janaína Santos são da Escola Estadual Dom Idílio, de Ouricuri, e Anderson Silva, da Escola Professora Inalda Spinelli, do Recife. Além deles, a delegação brasileira ainda via contar com o técnico Emerson Souza, de Ouricuri, e Daniel Gonçalves, do Recife.

O grupo pernambucano conquistou o direito de participar do Mundial após o bom desempenho do Campeonato Brasileiro Escolar de Atletismo, realizado no último mês de maio, no Centro Esportivo Santos Dumont, na Zona Sul do Recife. A equipe masculina do Dom Idílio ficou em primeiro lugar geral na categoria escolar. Na categoria seleção, onde os Estados podem escrever os melhores atletas do Estado sem a necessidade de todos serem de uma mesma instituição de ensino, Janaína Santos e Anderson Silva conquistaram o título e também foram chamados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar e pela federação do Esporte Escolar de Pernambuco.

Antes de embarcarem para a China, o grupo foi convidado pelo secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, para uma conversa pré-embarque. Carreras fez questão de conhecer o grupo e desejar boa sorte a todos eles. “Vocês orgulham nosso Estado. Estamos trabalhando para conseguir dar ainda mais condição de trabalho para todo o grupo. Janaína, por exemplo, já vai para o Ganhe o Mundo Esportivo. Todos têm condições de ir. Por isso estudem e se dediquem nos treinamentos e nesta competição porque será muito importante no futuro”, afirmou.