Foto: Farol de Notícias / Manu Silva – Publicado às 04H20 desta quarta-feira (20)

Um agricultor serra-talhadense procurou a redação do Farol de Notícias para reclamar da negligência do governo do Estado com o pagamento dos direitos dos detentos que trabalharam durante a pena.

Cícero Alves de Oliveira, 53 anos, é natural de Serra Talhada e ficou recluso durante cerca de sete anos no Presídio de Salgueiro, no Sertão Central. De acordo com ele, pelos anos trabalhados dentro do presídio ele teria de R$ 7 a 8 mil para receber.

“Minha denúncia é contra o sistema penitenciário de Salgueiro. Eu passei cerca de sete anos lá trabalhei quase quatro anos e desse trabalho eles descontam uma taxa de manutenção, hoje criaram uma nova taxa da família, e descontam outra parte do salário que é para quando o reeducando sai receber os descontos. Foram dada a entrada do meu e de mais duas pessoas, o meu até agora está sendo retido e eu não sei o porquê deles não estarem liberando o meu dinheiro”, relatou Cícero Alves.

CONDENAÇÃO

Cícero Alves foi condenado por tentativa de homicídio, mas se diz inocente. Ele trabalhou na cadeia como faxineiro, entregador de remédios e chefe de supervisão dos detentos. Segundo ele, precisa do dinheiro para cuidar de sua saúde que está debilitada e recomeçar a vida com um negócio próprio.

“Eu tomo remédio da pressão, para distúrbios do sono, e tive que comprar mais remédios. Só quero saber o motivo de não ter sido liberado. Contraí cegueira, estou com o laudo aqui do oftalmologista de Salgueiro do olho esquerdo, quase 99% de cegueira e está passando para o olho direito. O Altino Ventura pediu que eu aguardasse, enviaram algumas pessoas, mas também fiquei de fora. Meu sonho é montar meu próprio negócio, comprar uma máquina de estampar chinelas, comprar meus remédios e seguir minha vida”, afirmou o agricultor.