O ano letivo da rede municipal de ensino ainda não começou em Serra Talhada e já existe polêmica no ar. Durante entrevista ao FAROL, o secretário de Educação, Edmar Júnior, confirmou que as aulas só começarão em 2 de marco (relembre). Entretanto, o secretário duquista assegurou que não haveria prejuízos quanto aos 200 dias letivos previsto em lei, uma vez que os alunos irão à escola nos sábados.

“Veja bem. Temos 365 dias no ano, incluindo feriados e finais de semana. Em julho também há recesso. E estamos começando tarde, com um mês de atraso. Não resta uma outra alternativa senão os sábados, para cumprir a Lei de Diretrizes e Base (LDB)”, declarou o ex-secretário de Educação de Serra Talhada, o professor Israel Silveira.

Fazendo questão de frisar que era amigo e respeitava o trabalho de Edmar Júnior, Silveira acredita que a saída encontrada pela gestão pode trazer prejuízos no aprendizado.

“Ora, primeiro não tenho conhecimento que pais, alunos e professores tenham sido consultados sobre o assunto. As pessoas têm a sua programação nos finais de semana e a frequência aos sábados será baixa. Talvez, quem comparecer irá insatisfeito. Por isso que acredito que haverá prejuízos aos alunos”, pontuou o ex-secretário.

Israel Silveira acredita que o secretário Edmar Júnior tenha falado a verdade quando informou que a prorrogação do ano letivo, para o mês de março, se deu em função da Seleção Simplificada. “Mas na nossa época nunca aconteceu isso porque fazíamos o processo mais cedo. Acho que faltou mais planejamento”, enfatizou.