DSC_0080

Foto: Arquivo Farol de Notícias / Alvorada de Terreiros e grupos de Afoxé

Pensando a visibilidade para os negro e negras de Serra Talhada, além do enfrentamento ao racismo, a Fafopst realiza nesta terça-feira, a partir das 19h30, na Câmara de Vereadores, o I Fórum de Cultura e História Negra, com o tema ‘Africanidades, das rodas de conversas a políticas afirmadoras’. Em conversa com o FAROL, uma das professoras idealizadoras da atividade, Daniela Malta, destacou a importância do projeto também como uma forma de promover debates sobre negritude que vão além do mês da consciência negra. E uma oportunidade de unir as discussões da educação básica e ensino superior, vivências de políticas públicas e de movimentos sociais negros.

“Junto com o professor Alex Alves idealizamos esse fórum, na tentativa de unir dois pontos dos cursos de licenciaturas presentes na faculdade, História com a disciplina de História da África e o curso de Letras que traz a disciplina Literatura Afrobrasileira. Percebemos a carência de discutir essas temáticas e pensamos em trazer para os bancos universitários essa discussão pertinente para que os alunos desmistifiquem essa visão que se tem da cultura negra e principalmente vejam que Serra Talhada tem atuado com movimentos significativos. Esperamos que esse fórum seja apenas o ponto de partida para criação de um núcleo de estudos sobre a cultura negra”, explicou.

Em três momentos integrados pelos debates da juventude negra e o protagonismo cultural será discutido pelas secretarias de Educação, Igualdade Racial, Mulher, Desenvolvimento Social  e movimentos sociais, Monir e o Coletivo Fuáh. Em seguida será trabalhado a questão dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana, debatido pelo professor do curso de História, Alex Alves, um dos idealizadores da atividade. O terceiro debate deverá discutir cultura afrobrasileira e educação afirmativa, que terá como palestrante a professora Alda de Souza, do Cônego Torres que têm em suas práticas de sala de aula com as crianças um projeto chamado ‘Afro’.