Fotos: Farol de Notícias / Max Rodrigues

Publicado às 04h58 desta quinta-feira (1)

O Hemope de Serra Talhada é a instituição referência na captação e triagem de doações e frequentemente recebe Passeios Solidários com doadores de diversas cidades do Sertão. Nesta terça-feira (27), cerca de 40 pessoas estiveram dos municípios de Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Floresta e Santa Terezinha, estiveram no hemocentro

Em contato com o Farol de Notícias, o Hemope Serra Talhada informou que há um processo de triagem para qualificar os materiais colhidos como aptos e inaptos a doação. Na Capital do Xaxado são recebidos doadores dos 10 municípios que abrange a XI Geres e mais 12 municípios da X Geres, que tem sede em Afogados da Ingazeira.

O secretário de Saúde Santa Terezinha, Fábio Luciano de Andrade, é exemplo de solidariedade em sua cidade e doa sangue desde 2011. De acordo com ele, a cada três meses organiza o Passeio Solidário, trazendo dezenas de pessoas para ajudar também.

“Desde 2011 fazemos essa ação, a cada três meses para homem e quatro meses para mulheres, que é o espaço de tempo de doações para cada um. O que é mais gratificante de estar aqui é que a cada doação que você faz você pode estar ajudando quatro vidas. As pessoas que estão esperando em hospitais, é isso que nos incentiva. Nos deixa muito satisfeitos, enquanto eu tiver saúde doar sangue é muito importante”, declarou o secretário doador.

 

SAIBA COMO DOAR

O Hemope Serra Talhada está localizado na Rua Joaquim Godoy, 382 – do bairro Nossa Sra. da Penha, as doações são coletadas a partir das 7h da manhã de segunda a quinta-feira. A instituição ainda  enfatizou algumas instruções básicas para realizar doações:

– Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. E ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade;

– Ter peso igual ou superior a 50 kg. Além de ter dormido bem pelo menos seis horas nas últimas 24 horas

– Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não estar gripado, resfriado, com febre, espere 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Pessoas que tiveram Hepatite após os 10 anos de idade não podem doar, assim como quem já teve Malária.

– Gestantes não podem realizar doações. Também não podem doar 90 dias após parto normal ou 180 dias após cesariana. Ou mulheres em período de amamentação;

– Tatuagem ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

– Não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas. Quem apresentou comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis deve aguardar 12 meses.

– Uso de drogas ilícitas injetáveis;

O Passeio Solidário do Hemope foi animado com uma recepção musical para os doadores