cadeiaO cerco está fechando contra o Governo de Pernambuco com relação à cadeia pública de Serra Talhada. Na semana passada, a juíza Flávia Fabiane Nascimento Figueira julgou uma Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) que denunciou as condições insalubres e a superlotação no sistema prisional.

Na própria sentença, Flávia Fabiane elencou uma série de irregularidades na cadeia que fica localizada às margens da BR-232. Entre elas, ausência de ventilação, iluminação e instalações sanitárias adequadas, além do desrespeito à integridade física e moral dos detentos. Como se não bastasse, foi constatado que as visitas íntimas são realizadas nas próprias celas e em grupos. A juíza concedeu um prazo de seis meses para resolução dos problemas, sob ameaça de interdição e multa.

Veja também:   Gaiteiro e tecladista da banda Nenhum de Nós morre aos 58 anos

“Assim, julgo procedente a Ação Civil Pública e que o Estado de Pernambuco providencie, no prazo de 180 dias, a reforma adequada da Cadeia Pública de Serra Talhada, suprindo as deficiências, sob pena de multa diária de R$ 20 mil”, diz um dos trechos do despacho da juíza Flávia Fabiane Nascimento Figueira, enviado à redação do FAROL DE NOTÍCIAS.

As irregularidades na cadeia pública acontecem desde o ano passado, quando o fato foi denunciado pela vereadora Vera Gama (PHS). Na época, a parlamentar alertou sobre as condições desumanas dentro das celas e cobrou providências ao Ministério Público. “Estou aliviada com a decisão da Justiça e agora espero que o Estado tome providências. O prazo é suficiente para resolução dos problemas”, comemorou Vera Gama.

Veja também:   Serra-talhadense perde quase 5 mil ao comprar moto pelo Facebook