Foto Reprodução / Rede Social

Publicado às 14h12 desta quarta-feira (21)

Após matéria do Farol de Notícias, nesta terça-feira (20), contando a história da pequena Monike Evellyn do Nascimento Santos, de 8 anos [releia], cerca de 12 pessoas já procuraram o Hemocentro em Serra Talhada para realizar doações em nome da menina.

Cada pessoa pode doar entre 400 e 450 ml de sangue. Com a quantidade de doadores que procuraram a unidade local, cerca de 4,8 L de sangue já  foi arrecadado em quase dois dias de campanha.

Monike foi diagnosticada há pouco mais de 10 dias com Leucemia, se encontra internada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), em Recife, realizando exames e já iniciou o tratamento com quimioterapia.

As atendente do Hemope, também pediram que as pessoas que doassem em nome da menina pedissem o comprovante de doação. Ainda é possível solicitar a realização de testes de compatibilidade de medula. Um transplante poderia salvar Monike Evellyn do câncer.

SAIBA COMO DOAR

O Hemope Serra Talhada está localizado na Rua Joaquim Godoy, 382 – do bairro Nossa Sra. da Penha, as doações são coletadas a partir das 7h da manhã de segunda a quinta-feira. A instituição ainda  enfatizou algumas instruções básicas para realizar doações:

– Se você tiver entre 16 e 18 anos incompletos, a doação só poderá ser realizada mediante consentimento dos pais ou responsáveis legais. E ter até 69 anos, 11 meses e 29 dias de idade;

– Ter peso igual ou superior a 50 kg. Além de ter dormido bem pelo menos seis horas nas últimas 24 horas

– Estar alimentado, mas evite alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

– Não estar gripado, resfriado, com febre, espere 7 dias após o desaparecimento dos sintomas. Pessoas que tiveram Hepatite após os 10 anos de idade não podem doar, assim como quem já teve Malária.

– Gestantes não podem realizar doações. Também não podem doar 90 dias após parto normal ou 180 dias após cesariana. Ou mulheres em período de amamentação;

– Tatuagem ou piercing nos últimos seis meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

– Não ter feito exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses;

– Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas. Quem apresentou comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis deve aguardar 12 meses.

– Uso de drogas ilícitas injetáveis;