Do Diario de PE

A vereadora Marília Arraes (PT), pré-candidata ao governo do estado, anunciou na manhã desta terça-feira (19) o nome do deputado federal Silvio Costa (Avante) como pré-candidato ao Senado. O anúncio foi feito no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife.

Marília é a primeira que pode sair do isolamento político entre os estados onde o PT não tem governador eleito. A vereadora disse que espera convencer o senador Humberto Costa da importância da candidatura própria. Ela quer que a chapa tenha Silvio e Humberto como postulantes ao Senado.

Indagada sobre como via a declaração de Jarbas Vasconcelos, dizendo que votaria em Humberto, ela arrematou. “É assim que Jarbas tem se comportado na política, de acordo com a conveniência”. Segundo ela, Jarbas se aliou com a direita, leia-se PFL, mesmo integrando o PMDB, por um projeto de poder, para ser governador do estado. Depois, ele, ele voltou à aliança com o PSB e agora elogia o PT.

Marília ainda não recebeu o apoio da executiva Nacional do PT para disputar o Palácio do Campo das Princesas. O PT nacional diz que a pré-candidatura de Marília depende de uma aliança nacional da sigla com o PSB. Se o PSB apoiar Lula, o candidato do PT em Pernambuco será Paulo Câmara.

Em nota, o PT-PE afirmou que a hipótese de coligação com o Avante ou o eventual apoio à postulação do deputado Silvio Costa jamais foi apresentada ou debatida na direção estadual do partido. O documento afirmou, ainda, que decisões partidárias em todo o país só serão tomadas entre 27 e 29 de julho e frisou que até lá as articulações da Direção Nacional serão seguidas, objetivando construir alianças com os partidos declarados prioritários pela resolução da Executiva Nacional: PSB e PCdoB. A ala do PT que defende uma aliança estadual com o PSB considera a iniciativa de Marília como um “motim”, de acordo com o segundo vice-presidente estadual do PT, Oscar Barreto.

Confira nota liberada pelo partido na íntegra:

Sobre os assuntos tratados na coletiva convocada pela vereadora e pré-candidata Marília Arraes, registramos:

1- Que a hipótese de coligação com o Avante ou o eventual apoio à postulação do deputado Silvio Costa, jamais foi apresentada ou debatida na Direção Estadual do PT-PE, a cujas instâncias (Diretório e Encontro de Delegados) cabem, exclusivamente, a decisão sobre as candidaturas do nosso partido ao Governo do Estado e ao Senado;

2- Que, como é de público conhecimento, essas decisões partidárias, no PT em todo o Brasil, somente serão tomadas entre os dias 27 a 29 de julho, se não houver nova alteração nesse calendário;

3- Até lá, seguem as articulações da Direção Nacional objetivando construir alianças com os partidos declarados prioritários pela resolução da Executiva Nacional, datada de 09 de junho passado, o PSB e o PCdoB;

4- Que a decisão sobre as candidaturas majoritárias em Pernambuco serão tomadas, com estreito entrosamento, pelas instâncias nacional e estadual, tendo como eixo central o fortalecimento da vitoriosa candidatura Lula Presidente e da retomada de um modelo de desenvolvimento popular e democrático, no interesse do povo brasileiro e do País.

Recife, 19 de junho de 2018.

BRUNO RIBEIRO
Presidente do PT-PE