Projeto VerdeFicaSertão

Fotos cedidas pelo bolsista Tallys Lima

Universitários e alunos de uma escola pública de Serra Talhada se uniram para pensar o ecossistema sertanejo. O projeto #VerdeFicaSertão vem sendo realizado desde agosto na escola Solidônio Leite, e reuniu cerca de 300 alunos  das turmas de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da instituição na última quinta-feira (23). O evento de culminância contou com a realização de uma gincana ecológica e a inauguração do Ecological Garden, um jardim produzido com materiais recicláveis que embelezará a área interna da escola. Durante a gincana os alunos arrecadaram 787 kg de alimentos não perecíveis.

Em contato com o FAROL o bolsista do Pibid Letras e coordenador das atividades Tallys Lima explicou como aconteceu as etapas do #VerdeFicaSertão. “O projeto propôs a preservação e limpeza do espaço escolar utilizado pelos alunos diariamente, a distribuição de lixeiros ecológicos produzidos com matérias recicláveis nos arredores da escola. Visitamos a sementeira da cidade, onde os alunos puderam vivenciar oficinas práticas de plantio/manejo de plantas nativas da região. Eles puderam também levar o conhecimento e as mudas para o ambiente escolar na organização do Ecological Garden“, disse o coordenador do projeto.

O projeto foi executado em parceria com alunos bolsistas dos cursos de Letras e Química do programa de iniciação à docencia na UFRPE/Uast (Pibid) e alunos de demais cursos da universidade, que nos meses de agosto e setembro realizaram oficinas interdisciplinares debatendo preservação ambiental em diversas áreas do conhecimento. Muitas das atividades foram realizadas na área externa da escola. De acordo com o coordenador, Tallys Lima, a arrecadação de alimentos não perecíveis durante a gincana o projeto pretende ajudar também famílias carentes da cidade com a doação dos alimentos.

WP_20150923_13_07_36_ProWP_20150918_09_04_24_Pro WP_20150922_11_58_56_Pro