InocencioNeste sábado (24), há exatos 21 anos, em 24 de maio 1993, o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Inocêncio Oliveira (PFL/PE) assumiu a Presidência da Republica em virtude de viagem do titular, presidente Itamar Franco, ficando neste cargo até o dia 29 de maio.

Era a primeira vez que  deputado federal Inocêncio Oliveira assumiu em caráter provisório o comando da nossa nação, antes disso, havia ele assumido por apenas 12 horas na segunda semana de fevereiro, porém, sem a passagem do comando, pois a viagem de Itamar Franco foi tão curta que ele voltou no mesmo dia. Já esta, em 24 de maio de 1993, teve o cerimonial de entrega do cargo, onde o serra-talahdense ficou no comando por cerca de uma semana.

Fato inusitado foi que nesse dia o corneteiro do cerimonial desmaiou ao fazer o toque do Dragões da Independência. Atuante em diversas legislaturas e sempre presente na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o deputado Inocêncio Oliveira assumiria ainda outras 17 vezes a cadeira presidencial, sempre no afastamento do titular, sendo ele o único serra-talhadense e o quarto pernambucano a sentar nesta cadeira desde o início da republica, em 1889.

( Do Blog de Serra Talhada- Por Luiz Ferraz Filho )