Atualizado às 17h28 desta terça-feira (18)

Em entrevista à TV Jornal, esta semana, tanto os candidatos da oposição, Sebastião Oliveira (PR) – o primeiro a ser sabatinado nessa segunda-feira (17); quanto Luciano Duque (PT), entrevistado nesta terça (18), não conseguiram se desvencilhar de contrariedades. Diante de perguntas apimentadas, justamente para deixar os candidatos em “saia justa”, o republicano como o petista tentaram se esquivar de polêmicas. Mas não sem sequelas.

SEBASTIÃO

Indagado sobre a “união inusitada” que compõe o seu palanque, com antigos desafetos políticos, agora, do mesmo lado, “Sebá” foi categórico. “Nós conseguimos fazer uma união que a população sempre quis. Todos diziam que Serra cresceria muito mais assim. Na realidade, os dois (Inocêncio e Augusto) eram adversários políticos que sempre se respeitaram no campo pessoal. E a união deles é a prova que eu vim para acabar com as velhas arengas que fizeram atrapalhar o desenvolvimento da cidade”, vangloriou-se o republicano.

Sebastião foi bombardeado ainda sobre suas ações quando foi Secretário de Transportes do Estado. “Você foi Secretário de Transportes de Eduardo Campos, mas porque não investiu nas estradas que cortam o Sertão de Pernambuco? Principalmente as que levam a Serra Talhada?”, indagou o entrevistador. “Nós pegamos as piores rodovias do estado na região do Sertão e hoje as transformamos nas melhores rodovias de Pernambuco”, rebateu Sebastião Oliveira, citando o recapeamento de apenas duas estradas, a PE 320 e PE 390. “Essa última está em fase de conclusão com mais de 70% da sua obra restaurada”, assegurou.

Sobre medidas de combate aos efeitos da seca, Sebastião desenterrou a promessa, tão repetida ao longo de anos e anos, de aproveitar os recursos hídricos da barragem de Serrinha. O reservatório já virou tábua se salvação do discurso de muitos políticos. “Vamos pegar o nosso grande reservatório hídrico, que é o nosso açude de Serrinha, e fazer o nosso perímetro irrigado para gerarmos emprego para o povo da zona rural. Queremos fazer, junto ao Ministério da Integração, cerca de mil hectares irrigados naquela região”.

DUQUE

Em relação ao petista, a TV Jornal voltou no tempo e relembrou um dos possíveis fatos motivadores do candidato Luciano Duque ter sido escolhido para ser vice-prefeito de Carlos Evandro. “Quando Carlos Evandro o escolheu para ser vice, o que se comentava na cidade era de que a sua escolha para o cargo foi por causa dos recursos econômicos que a sua família tinha, e isso agregaria à campanha. Hoje o senhor se sente preparado para assumir a prefeitura?”, indagou o jornalista.

Diante da provocação, Duque respondeu que fez a melhor gestão política da história de Serra Talhada ao lado de Carlos Evandro e disse que aplicou conhecimentos apreendidos mediante a política do governador Eduardo Campos (PSB). “Estou há 8 anos como vice de Carlos Evandro e fizemos a melhor gestão da história política de Serra Talhada. A cidade cresce rapidamente e aproveita o modelo de gestão do governador Eduardo Campos e aplica algumas políticas desse governo. Tenho certeza absoluta que estou bastante preparado para governar os destinos de minha terra e do meu povo”, garantiu.

Duque foi indagado ainda sobre a questão da escolha de Tatiana Duarte (PSC) à vice da sua chapa. “A sua candidata a vice não tem experiência política e nem administrativa. Essa escolha para compor a sua chapa é porque ela tem capacidade para assumir o cargo ou foi para somar votos dos evangélicos, já que ele é pastora?”. Rebateu Duque: “Ela é uma mulher que tem um trabalho social importante não só na igreja, mas também nas comunidades. E, claro, por ser mulher, pois vivemos um momento muito bom neste sentido, pois temos uma presidenta. Também já tínhamos dentro do nosso governo a ideia de implantar uma Secretaria da Mulher e ela (Tatiana) veio para somar”, explicou.