Por Miguel Leonardo, Professor, escritor e membro da Academia Serra-talhadense de Letras

O Saco da Roça é um lugar famoso por vários motivos, foi de lá que saiu um dos primeiros médicos filho de Serra Talhada, o Dr. Miguel Arcanjo do Nascimento (nascido em 29/09/1907 e falecido em 09/08/1989), também é a terra de Paulino, um dos comandantes das tropas do Coronel Zé Pereira, durante a Revolta de Princesa, em 1930; do Prof. José Antônio de Lucena (Zé de Paulino) e de tantos cidadãos comuns que deixaram suas marcas na história daquele lugar como o sr. João Dóia, dentre outros.

O que muita gente não sabe é que desde 1964 é realizada uma grande festa religiosa naquele lugar em torno da estátua do Padre Cícero. Segundo relatos que ouvi dizer, o Sr. João Badú, após ser acometido por uma enfermidade, fez uma promessa que se ficasse curado colocaria uma estátua do Padre Cícero em suas terras nas margens da antiga BR 25 (hoje BR 232) e faria em todos os anos uma novena para o santo padre protetor dos nordestinos. A graça foi alcançada e o mesmo construiu uma redoma para abrigar a dita estátua e fez uma capelinha, logo atrás.

O local era movimentado, pois como já disse era a margem da estrada principal do nosso estado (hoje o trecho está desativado, pois durante a pavimentação da rodovia fizeram um desvio, por recomendações técnicas da engenharia). Começaram rezando um terço e a festa chegou a uma dimensão gigantesca, com a instalação de barracas para comercialização de bebidas e um salão de dança (até um grupo gerador movido a motor diesel foi instalado, na década de 1970, antes da chegada da luz elétrica no local).

O profano e o sagrado passaram a conviver juntos, atraindo centenas de pessoas todos os anos. O ponto alto da festa é no dia 20 de julho, pois sai uma multidão do Distrito de Varzinha, conduzindo um oratório com Nossa Senhora das Dores, uma banda de pífanos acompanhado tocando benditos e as beatas rezando. O percurso é cerca de 8,5 km. Às 10 horas é iniciada a missa que coincide com a “chegada da santa”.

Curiosidades

O curioso é que a maior parte das pessoas usam roupas pretas e gente de várias idades trazem ex-votos, fogos e velas para pagar promessas, é um gesto de forte fé devocional em pleno século XXI. Os ex-votos são postos na capelinha, onde hoje está sepultado o sr. João Badú (fundador da festa). Em torno da redoma da estátua do Padre Cícero são acesas as velas e as pessoas se revezam fazendo orações. É como se aquele lugar se transforma-se em Juazeiro do Norte, em 20 de julho.

Antes, muitos animais amarrados nos arredores do pátio, hoje muitas vans, ônibus, F400, D20, carros de passeio e motos. Muitos camelôs aproveitam para faturar e alguns políticos em ano eleitoral sempre mandam um carro de som para fazer zoada e fazer média com os eleitores que estão no exercício de sua fé.

O local da estátua tem de acordo com o Google Earth as seguintes coordenadas geográficas: 8°02’00,32” S e 38°11’51,24” W e uma elevação de 476m em relação ao nível do mar. Vale a pena conferir e sentir a efervescência da fé popular