Por Jorge Apolônio, policial federal e membro da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)

Você sabe o que é daltônico? É aquele que sofre de discromatopsia, discromopsia ou daltonismo (em homenagem ao químico John Dalton, que foi o primeiro cientista a estudar a anomalia da qual ele mesmo era portador), que é a incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, principalmente o verde do vermelho. Num semáforo, o motorista daltônico só não causa acidentes porque ele atenta para a sequência luminosa dos sinais, não para as cores.

Por analogia, você sabe o que é o daltônico político? É o esquerdista, aquele que confunde a realidade da vida com a utopia da esquerda. Ele tem uma visão muito peculiar e distorcida de como devem funcionar o estado e a sociedade. Infelizmente, no semáforo do cruzamento da história da humanidade, desde a revolução russa, essa visão só resultou em tragédias.

Vejamos o lamentável exemplo contemporâneo da Venezuela. Era uma questão de tempo. Todo aquele que não sofre de daltonismo político, próprio dos esquerdistas, sabia, desde os primeiros atos “daltônicos” de Hugo Chaves, que o tal socialismo bolivariano, como todo governo socialista que o antecedeu, iria dar no que deu: em desastre social (tirania, miséria, fome etc).

Escapamos desse fim por pouco. Mas escapamos falidos, a violência descontrolada, 14 milhões de desempregados, saúde aos frangalhos, educação decadente, corrupção generalizada etc. Não nos surpreende, mas nos decepciona ainda mais, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em evento esquerdista internacional no mês passado manifestar apoio incondicional a Maduro, ditador venezuelano. Além do PT, de Luciano Duque, manifestaram também apoio incondicional ao ditador, o PC do B, de Onquinha Novaes, o PSOL, de Ary Missionário, e o PDT, de Adelmo Rodrigues.

A Venezuela chegou a esse inferno por seus próprios “méritos”, mas teve também o apoio incondicional do petismo através de gestos políticos mesmo e financiamento de Lula e Dilma para a infraestrutura, via BNDES, para gerar financiamento de campanha eleitoral pelo caixa 2, via Odebrecht. Paulatinamente, foi-se parindo esse monstro que há anos devora a Venezuela. É doloroso ver tanto sofrimento que poderia ter sido evitado. Ainda bem que evitamos aqui, apesar dos “nossos” daltônicos, que já foram numerosos, mas ainda não são poucos.

P.S.: Este post eu dedico a vários queridos amigos que, infelizmente, são daltônicos políticos, mas não menos meus amigos. Sem falsa modéstia, não me acho melhor do que eles – nem pior. Por eles eu nutro um imensurável carinho. Não sem sentir uma profunda melancolia… Estou ficando velho. São 53 anos. Deve ser por isso…