usina 3Por João Novaes, engenheiro civil e ex-secretário de Obras de Serra Talhada

Será que nenhum político desses conhece a Usina de Reciclagem de Resíduos Sólidos existente aqui em Serra Talhada e que se encontra abandonada, sucateada ? Quantas denúncias eu já fiz com relação a esse tema!

Esta é uma obra estratégica para o desenvolvimento do Município, pois, o seu funcionamento geraria empregos dignos para os catadores de lixo, que trabalham em condições sub-humanas, sem qualquer tipo de EPI (Equipamento de Prevenção Individual) e o pior, aproveitam restos de comidas para se alimentarem, disputando espaços até com urubus.

Esta obra tem por objetivo eliminar os “ lixões”, nome popular que dar-se aos depósitos de lixo a céu aberto na periferia da cidade ou à margem das rodovias, esse material quando não é queimado, poluindo o meio ambiente, é carreado para os riachos e em seguida para os rios ou açudes, assoreando-os e transportando doenças para a população.

É difícil admitir-se que em pleno século vinte e um, ainda exista a prática de queimar os detritos ou resíduos que deveriam ser reciclados: o papel, o plástico, metais, vidro, etc. devendo-se atentar, ainda, para o fato de que a parte orgânica, ou seja, os restos de comidas, após serem desidratados no chamado Pátio de Compostagem, seria transformada em adubo, somente os detritos considerados totalmente imprestáveis, é que seriam levados ao Aterro Sanitário (Área disponível anexa e pertencente a Usina).

A Usina dispõe de toda essa infra-estrutura:

• Galpão de Reciclagem

• Pátio de Compostagem

• Aterro Sanitário com 2,0 Ha de área

• Rede de Alta Tensão

• Prédio da Administração

• Cerca de estaca de concreto e arame farpado

Tudo abandonado, lembrando que essa obra foi auditada pelo TCE, o qual não encontrou quaisquer irregularidades, no entanto, constatou que a mesma encontrava-se abandonada.

Atenção: conheça a Usina de lixo, esta localiza-se a 10 (Dez) Km, a partir do final da Avenida Afonso Magalhães, sendo 8,0 km pela PE-350 (sentido para Triunfo) e 2,0 km por estrada vicinal, entra à direita do Clube Recreativo: CREV. Somente com a reciclagem dos materiais ainda existentes, é que a humanidade terá uma sobrevida!