eugênioPor Eugênio Marinho, empresário de Serra Talhada e colunista do Farol

Todos nos deparamos diariamente com algumas realidades, nossas realidades percebidas. Vivemos no universo  destas nossas percepções a quem chamamos de realidade, algo extremamente afetado pelos nossos limitados sentidos, pelas nossas experiências pessoais e pela forma como externamos estas percepções nos contatos diários com os outros.

Estes três fatores: as percepções pelos nossos sentidos; nossas interpretações delas e a forma como as comunicamos aos outros determinam os nossos melhores e piores momentos vividos. Ter este entendimento é fundamental para se encontrar a harmonia, a paz, o sucesso e a felicidade no nosso dia a dia.

Reconhecer que a nossa percepção da realidade pode ser algo muito distante da realidade objetiva, aquela que retrata os fatos, é a melhor estratégia para nos proteger de decisões extremamente equivocadas e de suas, quase sempre, terríveis consequências.

Ao olhar o mundo, unicamente, pelo buraco da fechadura da nossa percepção dele, estaremos desconsiderando tudo que está fora do alcance da imagem observada, lá, poderá está o que desejamos, mas nossa visão única da realidade não permite enxergar.

Entender que é preciso, diariamente, estarmos atentos a esta armadilha da nossa condição humana, é a melhor forma de expandirmos a nossa percepção da realidade e assim tomarmos nossas melhores decisões. Que fato, se não este, justificaria vermos pessoas que pertencem a uma mesma realidade objetiva darem destinos tão diferentes as suas vidas.

A nossa percepção da realidade pode ser tão efêmera que uma noite bem dormida pode modificar totalmente. Felizes daqueles que antes de decidirem o que fazer, permitem o conflito racional da sua percepção da realidade com as percepções dela pelos outros, estes, se permitem renascer a cada dia.

Feliz Páscoa!