Além de minimizar o impacto do aumento das passagens, o governo aposta que a decisão de anunciar a criação do Passe Livre da rede estadual abrandará os ânimos dos grupos estudantis, que prometem uma série de protestos contra o reajuste já a partir de amanhã. A outra carta na manga que Paulo Câmara e sua equipe levarão para uma das raras reuniões do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), que definirá o reajuste, amanhã, é uma “expressiva” redução do valor do Anel B, hoje de R$ 3,25 e utilizado em aproximadamente 10% das linhas do sistema. A proposta é uma preparação para a criação da tarifa única, que junto com o Passe Livre representou duas das três promessas de campanha de Paulo Câmara. A terceira foi a garantia de que as passagens não seriam reajustadas, que não deverá ser cumprida.
O Passe Livre não entra em vigor de imediato. Por três meses o governo irá operacionalizar a implantação do benefício. Será o prazo para realizar o cadastramento e o controle do uso pelos estudantes, já que o benefício será permitido apenas nas viagens de ida e volta da escola. A pretensão do governador é que o Passe Livre entre em vigor ainda em 2015. O processo será idêntico ao realizado pela Prefeitura do Recife, que implantou o Passe Livre na rede municipal de ensino, beneficiando, atualmente, seis mil estudantes. O total seriam 14 mil alunos, mas muitos não se cadastraram para fazer uso do benefício. Hoje, a PCR investe R$ 400 mil por mês para cobrir os 50% da tarifa que eram pagos pelos estudantes.
(Do JC Online)
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