dsc_0050

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Há 60 anos um pedreiro não tem notícias da irmã e viajou mais de 2 mil km em busca dela em Serra Talhada. Antônio José de Souza, 81 anos, reside em Várzea Paulista – São Paulo, e acionou o FAROL DE NOTÍCIAS para tentar encontrar Firmina Dionília da Conceição, que atualmente deve estar com 84 anos e era conhecida pelos familiares como ‘Marú’.

Segundo o relato de Antônio de Souza, sua irmã casou-se com um serra-talhadense na década de 1950 e saiu da cidade de Mauriti, no estado do Ceará, para o Sertão pernambucano. Agora tomado pela saudade veio do Sudeste rever a família no Ceará e aproveitou procurar notícias de Firmina na Capital do Xaxado. Durante as buscas na cidade, Antônio já procurou até a delegacia, o Abrigo Ana Ribeiro, o cemitério local e o cartório.

“Eu já me bati demais procurando ela, estou há quatro dias aqui. No cartório disseram que ela ainda está viva. Minha mãe se chamava Dionília da Conceição e meu pai José Alexandre de Souza. Ela se casou lá em Mauriti com um homem chamado Brás, que tinha dois filhos, dois anos depois vieram para Serra Talhada e nunca mais ninguém se viu, isso foi em 1952 ou 53. Eu não tenho nenhuma foto dela, naquela época não existi”, relatou.

dsc_0056

Antônio de Souza constituiu família em São Paulo e teve 8 filhos – dois já falecidos – 18 netos e 13 bisnetos. Para ele, as melhores lembranças com Firmina da Conceição são das brincadeiras e a amizade da infância. Bastante emocionado, o irmão afirmou que quando encontrá-la quer abraçar e dizer o quanto a ama.

“Eu sinto muita falta dela, a saudade é que está me matando. Quando encontrar com ela quero abraçar e dizer que a amo muito. É muito tempo longe, 60 anos não são 60 dias e a gente tem muita lembrança, fomos criados juntos, todo mundo muito unido. Me lembro também da adolescência trabalhando juntos na casa de farinha da família e dá muita saudade”, relembrou.

Quem tiver qualquer informação sobre Firmina Dionília da Conceição pode entrar em contato:

Antônio de Souza pelo telefone (11) 95456-9116 (celular Tim).

Redação do FAROL através dos telefones:

(87) 3831-8158

(87) 9 9991-7500

(87) 9 9992-4145

(87) 9 9988-6756