dsc_0050

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

Há 60 anos um pedreiro não tem notícias da irmã e viajou mais de 2 mil km em busca dela em Serra Talhada. Antônio José de Souza, 81 anos, reside em Várzea Paulista – São Paulo, e acionou o FAROL DE NOTÍCIAS para tentar encontrar Firmina Dionília da Conceição, que atualmente deve estar com 84 anos e era conhecida pelos familiares como ‘Marú’.

Segundo o relato de Antônio de Souza, sua irmã casou-se com um serra-talhadense na década de 1950 e saiu da cidade de Mauriti, no estado do Ceará, para o Sertão pernambucano. Agora tomado pela saudade veio do Sudeste rever a família no Ceará e aproveitou procurar notícias de Firmina na Capital do Xaxado. Durante as buscas na cidade, Antônio já procurou até a delegacia, o Abrigo Ana Ribeiro, o cemitério local e o cartório.

Continua depois da publicidade

“Eu já me bati demais procurando ela, estou há quatro dias aqui. No cartório disseram que ela ainda está viva. Minha mãe se chamava Dionília da Conceição e meu pai José Alexandre de Souza. Ela se casou lá em Mauriti com um homem chamado Brás, que tinha dois filhos, dois anos depois vieram para Serra Talhada e nunca mais ninguém se viu, isso foi em 1952 ou 53. Eu não tenho nenhuma foto dela, naquela época não existi”, relatou.

Antônio de Souza constituiu família em São Paulo e teve 8 filhos – dois já falecidos – 18 netos e 13 bisnetos. Para ele, as melhores lembranças com Firmina da Conceição são das brincadeiras e a amizade da infância. Bastante emocionado, o irmão afirmou que quando encontrá-la quer abraçar e dizer o quanto a ama.

“Eu sinto muita falta dela, a saudade é que está me matando. Quando encontrar com ela quero abraçar e dizer que a amo muito. É muito tempo longe, 60 anos não são 60 dias e a gente tem muita lembrança, fomos criados juntos, todo mundo muito unido. Me lembro também da adolescência trabalhando juntos na casa de farinha da família e dá muita saudade”, relembrou.

Quem tiver qualquer informação sobre Firmina Dionília da Conceição pode entrar em contato:

Antônio de Souza pelo telefone (11) 95456-9116 (celular Tim).

Redação do FAROL através dos telefones:

(87) 3831-8158

(87) 9 9991-7500

(87) 9 9992-4145

(87) 9 9988-6756