Publicado às 17h43

Os números de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) em Serra Talhada e cidades da região são preocupantes e chamam a atenção para o combate e prevenção. Sífilis, HIV e HPV estão no topo da lista das principais doenças registradas pela Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da cidade.

Em conversa com o FAROL DE NOTÍCIAS, a coordenadora e enfermeira do CTA, Rafaela Terto, confirmou os número de doenças detectadas e que já estão em tratamento no centro.

“Nesta campanha que lançamos já distribuímos mais de 60 mil preservativos, 20 mil apenas durante a Festa de Setembro. Fizemos 15.800 exames de ISTs, e ao longo de 2017 diagnosticamos 57 casos de HIV, 91 casos de sífilis, três casos de hepatites virais, diagnósticos de HPV 39, diagnóstico de herpes são seis casos em tratamento. Todos esses pacientes diagnosticados já estão sendo acompanhados, porém esses números podem ser maior, pois há pessoas que optam por tratamento particular ou em outros municípios”, explicou Rafaela Terto.

Segundo ela, a maioria dos pacientes são mulheres e os homens que realizam testes e tratamentos são conduzidos por suas parceiras.

Já as mulheres gestantes que buscam o sistema não conseguem encaminhar seus parceiros para o CTA. Para o secretário executivo de Saúde, Aron Lourenço, os números como esperados diante da ampliação das ações para mapear as infecções sexualmente transmissíveis.

“Esses dados para muita gente pode ser alarmante, para nós não. Estamos buscando, trazendo uma pessoa infectada para uma realidade, com todo o processo de acompanhamento, tratamento, aconselhamento e sensibilização. Trazendo uma pessoa que não sabia que estava doente para ter todo o acolhimento no sistema para também interromper essa cadeia de transmissão de ISTs”, declarou o secretário.

PREVINA-SE!

A população de Serra Talhada ainda não desenvolveu a cultura de prevenção. O CTA está em campanha contra as ISTs, junto a equipe formada por médico, enfermeiro, biomédico, psicólogo e assistente social, além de exames de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. Os exames também podem ser realizados nas UBS e USF dos bairros.

Homens e mulheres de qualquer idade, com vida sexual ativa ou não, podem procurar o CTA na rua Antonio Tomé de Souza, 318, no bairro São Cristóvão. Ou ainda receber mais informações pelos telefones (87) 3831-1893 e (87) 9 6926-1098.