DSC_0144Fotos: Alejandro García/Farol

Moradores da Caxixola estão revoltados com o sucateamento de uma estação de tratamento de esgoto na localidade, às margens da avenida Olímpio Menezes Leal, a principal do bairro. Mau cheiro, mosquitos e dejetos são alguns dos principais problemas que têm incomodado a população durante anos. O sistema de esgoto, que é de responsabilidade do poder municipal, foi construído em 1999, no governo Tião Oliveira, e desde então não recebeu qualquer reforma para acompanhar o crescimento do bairro. De acordo com moradores, o único serviço que tem sido realizado é o de desentupimento de tubulações.

“Quando chove o problema piora, porque as fezes enchem os dois tanques e esborram ainda mais tomando conta de quase todo o terreno”, lamenta o morador Nelson Braz, 27 anos. Ele conta que, desde que vive no local, há cerca de 15 anos, não viu os governos municipais reunirem esforços para resolverem o problema. “Os moradores aqui já fizemos muitas reclamações, mas o pessoal da prefeitura vem, desentope uns canos e o problema continua. Minha filha de 3 anos só vive doente por conta disso”.

DSC_0165Nelson Braz lamenta que os apelos da população não estão sendo atendidos: “minha filha é a mais prejudicada, pois só vive adoentada por conta desse esgoto”

Na visita realizada pelo FAROL, observamos que muito dejetos estão escorrendo na mata, ao lado das casas, sem qualquer tipo de tratamento. A podridão dos dejetos, o forte mau cheiro de fezes e a quantidade de mosquitos também vem afetando o trabalho de comerciantes no bairro. Segundo eles, quando chove, fezes e lama chegam até a avenida criando um clima insuportável.

Quando o sistema de esgoto foi concluído, há 15 anos, a Caxixola possuía cerca de 300 casas. Atualmente, o local tem aproximadamente 1500 residências. “Aqui é preciso uma reforma completa com ampliação de toda a estrutura para atender o crescimento do bairro”, opina Nelson Braz, preocupado com a saúde da família.

SECRETÁRIO DÁ PRAZO

O FAROL conversou com o secretário municipal de Serviços Públicos, Célio Antunes, sobre as providências que o governo poderia tomar para resolver as falhas da estação de esgoto da Caxixola. De acordo com Antunes, a prefeitura só poderá concentrar esforços na resolução do problema a partir de 2015.

“Pois estamos tentando resolver neste momento o problema no sistema de esgoto do bairro Vila Bela. Esse problema da Caxixola existe há muito tempo já… Vamos nos concentrar, neste momento, no bairro Vila Bela, quando concluirmos, aí a gente foca os esforços, lá para janeiro e fevereiro de 2015, nesta questão da Caxixola para ver o que é necessário melhorar”, garantiu o secretário, concluindo:

“Quero avisar aos moradores do bairro que não estamos esquecidos desse problema, não. A gente está ciente que parte desse sistema está funcionando e uma outra parte está danificada”.

DSC_0150DSC_0163-1DSC_0141-1 DSC_0161