segurançaUma comitiva de profissionais de segurança pública brasileiros acompanhará os preparativos para a 50ª edição do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano dos EUA, no próximo domingo (7). De acordo com a Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos), do Ministério da Justiça, o convite partiu dos organizadores do evento. O objetivo é utilizar a experiência como preparação para os Jogos Olímpicos do Rio.

O delegado federal Andrei Rodrigues, secretário da Sesge e coordenador nacional de segurança da Rio-2016, acompanhará in loco as medidas adotadas no Super Bowl. Os coordenadores de segurança das cidades-sede dos jogos de futebol da Olimpíada também acompanharão a operação. A visita faz parte de um programa criado pela Sesge com o objetivo de levar profissionais de segurança pública a terem contato com práticas que sejam referência no setor.

O programa teve início em abril de 2015, durante a Maratona de Boston (EUA), evento que contou com mais de 30 mil corredores e um milhão de espectadores. O Super Bowl, que acontece na cidade de Santa Clara, na Califórnia, recebe a oitava comitiva e marca o encerramento da iniciativa de preparação brasileira.

Os profissionais acompanharam a ação de segurança em mais seis eventos: Aberto dos EUA de Golfe, Jogos Europeus (Azerbaijão), Tour de France (França, Bélgica e Holanda), Jogos Pan-Americanos (Canadá), Campeonato Mundial de Atletismo (China) e Maratona de Berlim (Alemanha). Mais de 50 profissionais de diversas forças de segurança participaram do programa.

Da Folha Pe