Duque convenção

Foto: Farol de Notícias/Alejandro García

À base de fogos, batucada e discursos inflamados, o PT deu a largada no clima de eleições em Serra Talhada. A convenção que homologou a chapa Duque/Márcio Oliveira, sob o slogan ‘O trabalho vai continuar’ composta por 15 legendas (PT, PTB, PDT, PSD, PMB, PSL, PV, PSDC, PPS, PTC, PDT, PHS, PMN, PSDB, PRTB), atraiu milhares de pessoas ao ginásio Egídio Torres de Carvalho, na região central da cidade, no final da tarde deste sábado (30).

Com camisas da cor tradicional do partido e embalados ao som da música ‘vermelhou’, subiram no palanque para anunciar apoio à reeleição de Luciano Duque o senador Humberto Costa (PT), o deputado estadual Augusto César (PTB), o presidente estadual do PT, Bruno Ribeiro, o representante do MST, Jaime Amorim, o pai do prefeito, o empresário João Duque, e um exército de cerca de 60 pré-candidatos a vereador.

Vestindo branco, o deputado federal Kaio Maniçoba (PMDB) surgiu no final da convenção fortalecendo a equipe, a qual não conta com o seu partido no arco de alianças. A convenção não seria a mesma se não contivesse também muitos funcionários da Prefeitura de Serra Talhada, que aproveitaram para fazer uma verdadeira festa, com confetes, camisetas personalizadas, adesivos e gritos de guerra.

Dentre eles, destacou-se: ‘huh! huh! Papai chegou!’, entoado por uma animada comissão de frente assim que Luciano Duque subiu no palanque. Na chegada ao ginásio, por volta das 17h, Duque entrou seguido por vereadores sob uma chuva de palmas e gritos que se misturou com os gestos efusivos de vibração do prefeito, como se estivesse prestes a subir num ringue. Ao final, o gestor passeou rapidamente nos ombros de alguns apoiadores, cena que lembrou o lançamento do seu nome em 2012, no mesmo ginásio.

Curiosamente, durante o evento, no painel de siglas que formam o arco de alianças da coligação, surgiu o PSDB, cuja a presidência estava nas mãos do irmão do médico e pré-candidato desistente, Nena Magalhães. A coligação também elencou o PPS, cujo então presidente Ênio Melo, faz parte do bloco de oposição.

OBRAS VERSUS ATRASO

Em seu discurso, o prefeito iniciou destacando o resultado do trabalho à frente do governo ao longo de três anos e meio de gestão, elencando obras e reforçando, principalmente, avanços nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. “Tudo que construímos com o povo hoje podemos nos orgulhar”, disse Luciano, defendendo que sua gestão avançou em problemas históricos do município. Duque exaltou a construção de 23 novas unidades básicas de saúde, creches e o programa Minha Casa, Minha Vida, com centenas de casas.

O prefeito não deixou também de provocar adversários, cutucando inicialmente a falta de capacidade de atuação dos governos anteriores e bradando ao microfone que a sua chapa será a que vai derrotar as forças ‘do atraso’. Para isso, segundo o prefeito, foi possível reunir ‘homens com sangue no olho e coragem’. No ápice do discurso, Luciano mirou no pré-candidato opositor, Victor Oliveira (PR), mas sem citar seu nome, afirmando ser “muito bom” pedir votos com “cara de novo”, mas representando a marca do passado.

“Novo? Que novo?”, bradou o prefeito. “É muito bom chegar na casa do povo dizendo que é o novo. Que novo é esse que representa o passado? Mas aqui está o novo”, disparou Luciano, apontando para o seu próprio palanque. “Podem continuar jogando pedras, que com essas pedras vamos construir a mudança”, resumiu. Fechando o rol de alfinetadas, o prefeito disse que tem compromisso com os problemas reais do povo porque, segundo ele, “no passado era só arrumadinho, puxadinho e isso não dá!”.

O discurso contra as ‘forças atrasadas do passado’ também foi usado em 2012 por Luciano para atingir Inocêncio e Sebastião Oliveira. O prefeito enfatizou ainda que conseguiu atrair investimentos para Serra Talhada como o ‘Sistema S’ (Senac, Sest, Senac, Sesi) e o shopping center. Ele ainda defendeu a presidente afastada Dilma Rousseff: “Como Serra Talhada vai virar as costas à presidente que trouxe água encanada para Serra Talhada?”, indagou.

convenção 2

convenção 3

convenção 4

convenção 5

convenção 6

convenção 7

convenção 8

convenção 9

convenção 10