G1

O governo russo considerou, nesta quinta-feira (22), “nojenta”, “insultante e inaceitável” declarações do ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson.

O britânico comparou o Mundial da Rússia-2018 com os Jogos Olímpicos de Berlim-1936, quando a Alemanha estava sob comando de Adolf Hitler, segundo a France Presse.

“Trata-se de uma declaração totalmente nojenta. Não é própria de um ministro das Relações Exteriores, do país que seja. É insultante e inaceitável”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, à imprensa.

As relações diplomáticas entre os países se deterioraram após o envenenamento de um ex-espião russo no sul da Inglaterra. O governo britânico considerou a Rússia responsável pelo incidente em seu território e adotou uma série de sanções, entre elas, a expulsão de 23 diplomatas russos acusados de fazer espionagem.

O governo russo, então, em retaliação, anunciou a expulsão de 23 diplomatas britânicos, o fechamento de um consulado britânico e encerramento das atividades do British Council no país.