2015-01-29 10.50.04

Maria Dejanice, Shirlene de Souza e Elicênia Maria afirmam que não podem parar tratamento e cobram medidas da Secretaria Municipal de Saúde

Ainda sobre o caso dos tratamentos de hidroterapia para adultos que foram cancelados pela Secretaria de Saúde de Serra Talhada (relembre a matéria), mais duas pacientes procuraram o FAROL DE NOTÍCIAS, nesta quinta-feira (29), para registrar sua indignação e preocupação sobre o caso. Conseguimos ouvir também a resposta da secretária Márcia Conrado, que nega o cancelamento e promete a construção de um centro de reabilitação na Capital do Xaxado.

“Eu tenho esclerose múltipla, eu preciso desse tratamento porque o médico falou que eu vou ficar assim para o resto da vida. Eu faço o tratamento há 5 meses e se eu parar eu fico de cadeira de rodas, particular ninguém aguenta e eu já faço outros tratamentos particulares, vou para Recife e eu não tenho condições de pagar por sessão e o médico, Dr. Carlos Kennedy, já falou que e teria que aumentar o número de hidroterapias”, informa Elicênia Maria, agricultora de 45 anos.

“Além da fibromialgia eu tenho muitos outros problemas que tenho que fazer o tratamento e uma das coisas que me ajudam muito é a fisioterapia e a hidroterapia, que tenho que fazer os dois. Eu tenho problemas nos ossos, nas articulações e são problemas sérios e se eu não fizer o tratamento adequado, tenho crises constantemente. A hidroterapia já faço a pouco mais de um ano, mas a fisioterapia vem há mais tempo. E quando me disseram que eu não podia mais fazer o tratamento, fiquei sem poder acreditar porque esse é um direito nosso e depois que eu comecei as crises começaram a diminuir”, lamenta Shirlene de Souza, costureira de 41 anos.

O OUTRO LADO

MARCIA-1O FAROL entrou em contato com a secretária de Saúde, Márcia Conrado, desde a primeira matéria que publicamos sobre o caso. A assessora de Comunicação, Rochany Machado, encaminhou resposta onde Márcia Conrado informa que a prefeitura não cancelou a hidroterapia.

“A mesma está sendo liberada para crianças portadoras de necessidades especiais. A SMS reforça que continuará mantendo a oferta de fisioterapia à população”.

De acordo com a secretária, por causa da grande demanda de pacientes, os tratamentos não serão custeados pelo Sistema Único de Saúde e algumas dessas patologias poderão ser tratadas com fisioterapia convencional.

Em nota, a secretária afirma ter a intenção de construir um centro de reabilitação para atender esses pacientes, com ajuda de recursos do Ministério da Saúde. Mas não informou a data da construção.